Share |

Freguesia de Algueirão Mem Martins solidária com população palestina

Filomena Galvão, Eleita do Bloco
Filomena Galvão, Eleita do Bloco

Por proposta do Bloco de Esquerda, a Assembleia de Freguesia de Algueirão Mem Martins aprovou uma moção expressando a sua preocupação com a agressão do povo palestiniano que, nas últimas semanas se tem vindo a agravar.

A moção foi aprovada por maioria, contantdo com abstenção do CDS.

_______

MOÇÃO

REPÚDIO PELA CRESCENTE VIOLÊNCIA NOS TERRITÓRIOS PALESTINIANOS OCUPADOS
A espiral de violência manifestada em Jerusalém Oriental, bem como nos restantes territórios ocupados por Israel, tem sido imparável desde o passado mês de abril, com confrontos provocados por grupos de extrema-direita israelita e exacerbados pela repressão da polícia israelita, resultando em dezenas de mortos e centenas de feridos, incluindo crianças.
Para além das restrições de circulação e impedimentos de convívio entre fiéis durante o Ramadão, a decisão de um tribunal israelita de expulsar dezenas de palestinianos das suas residências no bairro de Sheikh Jarrah, para estas serem entregues a colonos israelitas, despoletou um movimento de indignação junto à Mesquita de Al-Aqsa, local sagrado do Islão.
Há décadas que está em vigor um regime de apartheid assente numa ocupação ilegal que oprime o povo palestiniano, que com poucos ou nenhuns meios para se defender tenta resistir ao confisco de terras, despejos, violência policial indiscriminada, e corte de acesso a bens essenciais (água, eletricidade, medicamentos) perpetrados pelo Estado de Israel.
Considerar que este é um conflito bilateral entre pares não só legitima a ocupação ilegal israelita da Cisjordânia, Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental, mas também normaliza o discurso de Israel que enquadra a resistência palestiniana enquanto terrorismo e encobre o genocídio e a limpeza étnica da Palestina. Deve, por isso, a comunidade internacional reagir firme e inequivocamente perante mais um claro atropelo aos Direitos Humanos e ao Direito Internacional por parte do Estado de Israel.

Assim, a Assembleia de Freguesia de Algueirão-Mem Martins reunida a 20 de Maio de 2021, ao abrigo do artigo 9.º, n.º 2, alínea j) do Anexo I da Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro e do artigo 3.º, n.º 3 da Lei I-A/2020, de 19 de Março, delibera:
Repudiar a crescente violência dos colonos israelitas manifestada em Jerusalém Oriental, instando o governo português a usar todos os instrumentos políticos e diplomáticos ao seu alcance na defesa intransigente dos direitos do povo palestiniano.

Algueirão Mem Martins, 20 de Maio de 2021
A eleita do Bloco de Esquerda Maria Filomena Galvão