O Bloco de Esquerda de Algueirão – Mem Martins (BE de AMM) realizou mais uma visita de trabalho à Tapada das Mercês, com o objectivo de perceber o resultado da intervenção de reabilitação urbana anunciada pela Câmara Municipal de Sintra.
O BE de AMM tem dado particular atenção à situação deste bairro, onde residem mais de vinte mil pessoas, confrontadas há muito com a degradação das suas condições de vida, perante o silêncio de sucessivos executivos da Junta de Freguesia e da Câmara.
A génese do bairro não pode explicar tudo!
Neste sentido, a intervenção camarária agora realizada, sendo uma primeira abordagem, que o BE de AMM saúda, carece de continuidade, sob pena de se perder o efeito de uma recuperação efectiva.
Para dar um maior sentido de conjunto a esta iniciativa, entre outros aspectos, torna-se indispensável:
· Assegurar uma higiene pública mais eficaz e regular nas várias artérias do bairro;
· Continuar a melhorar a pavimentação dos passeios;
· Dar mais atenção aos problemas do estacionamento;
· Criar um espaço verde propiciador de caminhadas e elo de ligação entre a Tapada e o Algueirão;
· Requalificar o Mercado da Tapada;
· Intervir nos espaços vazios entre os prédios, transformando-os em espaços verdes. Dados os condicionamentos legais - tratam-se de prédios privados - a Câmara Municipal de Sintra poderia estabelecer parcerias com os condomínios, no sentido de uma co-responsabilização da respectiva manutenção.
Esta parceria assentaria numa lógica em que a autarquia se responsabilizaria pela rega, sementes e formação específica aos interessados e os condomínios pela mão-de-obra.
O BE está disponível para apresentar uma proposta de regulamento municipal, que enquadre as candidaturas a apresentar pelos condomínios.
O BE de AMM entende que estas e outras questões devem ser objecto de discussão pública alargada, pelo que desafia a Junta de Freguesia de Algueirão - Mem Martins a empenhar-se na organização urgente de um Forum da Freguesia.
O Núcleo do Bloco de Esquerda
Algueirão – Mem Martins, 2017