Na tomada de posse da Assembleia de Freguesia de Algueião Martins a bloquista Maria Filomena Galvão reiterou o empenho do partido na promoção e o aprofundamento da democracia e da transparência na freguesia, comprometendo a mais próximidade com a população e à defesa do património edificado e natural.
O ato ficou marcado pelo protesto de moradores da Av. D. Afonso Henriques pelo corte de 8o árvores ocorrido no início de Outubro.
___
Intervenção da eleita bloquista Maria Filomena Galvão na tomada de posse da Assembleia de Freguesia
Algueirão Mem Martins é uma das Freguesias mais populosas do país e enfrentou décadas de crescimento desordenado e sem criação de equipamentos e serviços adequados às necessidades.
Foi este crescimento criou e agravou problemas que põem em causa a qualidade de vida de cidadãos e cidadãs, tais como a ausência de serviços de saúde e transportes e falhas na gestão do espaço público.
Dada a ausência de soluções ou ineficiência das respostas existentes, todas estas fragilidades são criadoras de desigualdades e exclusões diversas, que as crises da economia das últimas décadas ou a pandemia que estamos a atravessar agravaram, promovendo afastamento e alheamento das populações da causa pública.
Foi para responder às necessidades da freguesia a contribuir para mobilizar a população que o Bloco de Esquerda se candidatou a estas eleições. Apresentámos um programa pela defesa de políticas sociais, de mobilidades, ordenamento do espaço público promotoras da qualidade de vida e bem-estar da população e de formas de vida e desenvolvimento ambientalmente mais sustentáveis.
É em nome destas causas e deste programa que aqui me apresento hoje e que, em conjunto com outros e outras ativistas do Bloco, irei conduzir o mandato que nos foi confiado pelos eleitores e eleitoras da freguesia no passado dia 26 de Setembro.
O Bloco de Esquerda está empenhado em promover o aprofundamento da democracia e da transparência na freguesia. Os fregueses devem ter acesso facilitado tanto às intervenções dos diversos partidos nesta assembleia, como aos orçamentos e demais documentação, a fim de assegurar mais participação da população na construção de uma Freguesia mais justa e que responda às suas necessidades. Assim, defenderemos a transmissão online das assembleias e reuniões públicas do Executivo e a permanência das gravações no site da junta, mas também com a criação de um Orçamento Participativo na Freguesia.
Consideramos fundamental o reforço da ação social, garantindo que quem necessita não fica sem resposta, bem como a criação de um Gabinete Sénior e de infoexcluídos, local de aconselhamento e que preste apoio a quem dele necessite. Defendemos a dinamização, pela Juntae seus parceiros, de uma rede de lojas sociais que promovam e dinamizem o sentido de solidariedade na freguesia.
Defenderemos uma intervenção robusta e permanente para promover a tolerância e diversidade, no combate a todas as formas de ódio e discriminação e pela defesa dos direitos humanos, com a adoção de medidas simbólicas, como por exemplo o hastear da bandeira LGBTQIA+ nos espaços da junta de freguesia, bem como a promoção e o apoio a iniciativas para dar visibilidade às diferentes comunidades e culturas que constituem a maior riqueza desta enorme freguesia
Julgamos fundamental a dinamização de intervenções que envolvam a comunidade em melhoramentos no bairro ou de algumas zonas da freguesia, como em plantação de árvores, recuperação de equipamentos e estruturas. Iremos propor a realização de campanhas de sensibilização e educação ambientais junto da população e do comércio para a redução do plástico, das emissões de CO2 e para a venda a granel.
Estaremos na primeira linha para reivindicar a melhorias da limpeza e higiene urbana e na recolha de resíduos, defendendo que a junta reivindique mais recursos à Câmara Municipal de Sintra e o reforço das intervenções que são da sua responsabilidade. Nesse sentido, vamos também defender maior intervenção na varrição, lavagem e deservagem dos passeios sempre com métodos alternativos ao glifosato, de modo a garantir o necessário equilíbrio entre a limpeza urbana e a proteção da saúde da comunidade.
Outro tema que nos é caro e que merecerá todo o nosso empenho é a promoção do bem-estar animal, com a defesa de medidas concretas como a instalação abrigos para gatos silvestres e parques caninos ou a recusa de qualquer apoio a eventos que impliquem sofrimento animal.
Estas são algumas das bandeiras que o Bloco de Esquerda irá transportar e defender ao longo deste mandato. Mas também poderão contar connosco pela defesa do património e das árvores da freguesia, por melhorias nos passeios, no trânsito e no estacionamento, pela introdução de mudanças nas ciclovias que as tornem mais funcionais e seguras, pela ampliação de espaços verdes, na luta por mais e melhores serviços de saúde e de transporte.
Para terminar, uma palavra para a abstenção: nestas eleições autárquicas, mais de 60% da população não exerceu o seu direito de voto. Será que perderam a esperança?
Cabe a cada um de nós restaurar essa esperança com o nosso trabalho junto, com e para as pessoas. Vamos a isso!
Bom trabalho a todas e a todos. Obrigada