Share |

Algueirão Mem Martins: Bloco absteve-se na votação do Orçamento e Plano de Atividades para 2022

O Bloco de Esquerda absteve-se na votação do Orçamento e Plano de Atividades para 2022 da Freguesia de Algueirão Mem Martins. Os documentos que foram discutidos e aprovados a 21 de dezembro, contando com os votos favoráveis do PS e PAN, voto contra do Chega e ainda a abstenção de PSD, CDS, IL e CDU.
Na sua intervenção no debate orçamental, a autarca bloquista Filomena Galvão começou lembrou que, tal como previsto no direito de oposição, o Bloco de Esquerda foi consultado e enviou propostas para serem consideradas na elaboração destes documentos, propostas essas que, não sua grande maioria não foram tidas em consideração, verificando-se que em algumas matérias focadas pelo Bloco o Executivo se limita a dar continuidade a práticas anteriores, que consideramos insuficientes para dar respostas aos problemas na freguesia.
Lamentamos que nos direitos sociais, nomeadamente no apoio a carenciados e infoexcluídos, as soluções sejam as mesmas limitando-se o executivo, a dar mais visibilidade aos apoios existentes do Gabinete de Ação Social. O Bloco de Esquerda considera que as verbas deverão ser aumentadas, bem como os recursos humanos, garantindo assim o atendimento por técnicos especializados e resposta mais efetiva para quem deles necessite.
Propôs o Bloco de Esquerda a criação de um Orçamento Participativo já em 2022. Embora o executivo tenha aceitado esta proposta, o mesmo não esclarece nem as verbas nem a abrangência da sua implementação.
Não sendo o orçamento do Bloco de Esquerda, continuaremos a acompanhar e a apresentar propostas, nomeadamente no melhoramento dos bairros e outras zonas da freguesia, que contemplem as preocupações ambientais, tais como a plantação de mais árvores ao invés do seu abate, como aconteceu recentemente na Av. D. Afonso Henriques, a sustentabilidade energética ou a sensibilização e educação ambientais da população e do comércio para a redução do plástico e das emissões de carbono ou a venda a granel.
Outra área onde é urgente reforçar esforços e em que, infelizmente, o Orçamento e plano de atividades são poucos ambiciosos é no Reforço das medidas de higiene urbana, nomeadamente nos espaços envolventes dos equipamentos de recolha de resíduos.
Para o Bloco de Esquerda é fundamental garantir igualdade de oportunidades e transparência na freguesia, pelo que continuará a desenvolver esforços na promoção de mecanismos de consulta e envolvimento da comunidade, nas soluções e melhoramentos na freguesia bem como na elaboração de um Regulamento de Apoio Associativo, que clarifique a forma como as associações ou grupos, podem candidatar-se, bem como a divulgação dos apoios concedidos.