UF Sintra – Reunião com o executivo para direito de oposição

No passado dia 14 de dezembro, uma delegação do Bloco de Esquerda da União de Freguesias de Sintra reuniu com o Executivo da Junta para discutir as propostas para as grandes opções do plano e o orçamento de 2023. O encontro realizou-se ao abrigo do Estatuto do Direito de Oposição.

Na reunião estiveram presentes, em nome do Bloco de Esquerda, Celina Santos e Rui Távora, e, em nome do executivo da Junta, o Presidente Paulo Parracho e o Vogal Luís Costa que partilharam as prioridades e projetos mais relevantes do Plano de Atividades que irão submeter à aprovação da Assembleia de Freguesia na última semana do ano.

Por seu lado, Celina Santos e Rui Távora, recuperaram alguns dos temas discutidos na Assembleia de Freguesia no ano de 2022 que, pela sua importância, deveriam ter reflexo neste plano de atividades e apresentaram os temas que, para o Bloco de Esquerda, deverão ser reforçados para que a autarquia possa ser, cada vez mais, uma entidade promotora do desenvolvimento e da coesão social ambiental e económica da União de Freguesias.

Entre as propostas apresentadas pelo Bloco, destacam-se:

1. Reforço das medidas de ação social promovidas pela junta, nomeadamente através da criação de uma loja solidária da União de Freguesias, em parceria ou articulação com as organizações locais.

2. Revisão do Regulamento de Apoio Associativo, com discussão pública e envolvimento das associações, com vista a garantir maior alinhamento entre estas entidades com as necessidades de desenvolvimento do território.

3. Reforço dos percursos pedestres, com a marcação de mais percursos pedestres, conforme moção aprovada.

4. Realização de atividades para promoção da igualdade de género e de eliminação da violência de género.

5. Adoção de medidas para mitigação das alterações climáticas e de promoção da transição energética, nomeadamente a necessidade de rearborizar, com as espécies adequadas, as ruas que estão a ficar sem abrigo de sol e ventos e a promoção do recurso às energias renováveis na freguesia.

6. Concretização de iniciativas para reforço da sustentabilidade ambiental, como a instalação de bebedouros em todos os espaços de lazer e desporto e a realização de campanhas de redução do plástico descartável e do consumo de água da torneira nas atividades promovidas pela junta.

7. Necessidade de reforço da rede de equipamentos desportivos e da promoção da acessibilidade das crianças, jovens e adultos aos mesmos.

8. Continuação da atividade de remodelação site da Junta, reforçando a transparência sobre a atividade do executivo e tornando o espaço mais útil e atrativo, através da divulgação de informação sistematizada de concursos e apoios associativos, da apresentação de todos os mercados da freguesia, a divulgação de todas as associações, promover o boletim em formato eletrónico por subscrição, entre outras.

Foram ainda discutidos diversos temas da atualidade local que, para o Bloco de Esquerda, deverão ser acompanhados com atenção pelo Executivo, como por exemplo os impactos da entrada em funcionamento da Carris Metropolitana, recomendando-se disponibilização de mais informação aos fregueses e freguesas sobre a alteração de carreiras, ou a degradação do espaço público em virtude da paragem das obras do SMAS na Portela.