Share |

Bloco visita Casa-Museu de Leal da Câmara

21-8-2021 lealdacamara aut21
21-8-2021 lealdacamara aut21

Candidatos/as do Bloco de Esquerda a Rio de Mouro visitaram a 21 de agosto a Casa-Museu de Leal da Câmara, na Rinchoa.

Este equipamento cultural é um dos vários exemplos do património cultural de Sintra, disperso por todo o concelho, e que fazem parte da nossa herança. Aí estão patentes um amplo leque de obras do artista que vão desde caricaturas a mobiliário desenhado pelo próprio, bem como capas de revistas e livros, algumas das quais internacionais.

Este é um património que urge divulgar e conservar, até porque só conservamos o que conhecemos e desperta o nosso interesse.

É também urgente um roteiro destes patrimónios escondidos, que abundam, mas que, em geral, desconhecemos. Isto implica não apenas torná-los conhecidos, mas também garantir dinamização e fácil acesso. Sem isso as pessoas, as escolas ou as famílias não irão certamente procurar conhecer a vasta obra disponível tão perto de si.

----

Leal da Câmara foi um republicano convicto, o que acabou por levá-lo ao exílio. Foi nesta casa que viveu desde 1930 até à sua morte. Esta casa fora, antes, um entreposto de muda de cavalos do Marquês de Pombal, no percurso entre duas das suas propriedades, a Quinta da Granja do Marquês, na Terrugem, e o Palácio de Oeiras. Doada à Câmara Municipal de Sintra pela viúva de Leal da Câmara, a Casa-Museu vem prestando à população um serviço cultural único onde se evidenciam as vivências do artista.

Ali perto, quase ao lado, está o edifício que foi remodelado por Leal da Câmara para servir de Escola Primária Republicana e que é, desde 2003, o Núcleo dos Saloios da Casa-Museu Leal da Câmara, acolhendo as suas coleções sobre a vivência dos saloios.