Share |

Algueirão Mem Martins - Notas sobre o mandato autárquico 2017-2021

Balanço AMM
Balanço AMM

Nas últimas eleições autárquicas, a freguesia de Algueirão Mem Martins elegeu um representante do Bloco de Esquerda. No entanto, o Bloco ficou sem representante quando o eleito se desvinculou do Bloco e se declarou independente, sem dar a possibilidade ao Bloco de o substituir.

Foi por isto que, na nossa Freguesia, o Bloco não pode ter voz ativa durante 3 anos. Só a 19 de Abril de 2021, após renúncia de mandato, o Bloco de Esquerda retomou a sua presença, fazendo-se representar pela eleita Filomena Galvão nas 4 Assembleias de Freguesia realizadas até à data.

Para além da fiscalização dos atos do executivo da junta, tarefa para o qual a população elege os seus e as suas representantes, é por uma resposta aos seus problemas e inquietações que o Bloco de Esquerda tem interpelado o executivo da Junta. Fê-lo, por exemplo, para garantir que, em tempos de pandemia, não falte apoio social a quem dele precisa e para que sejam alocadas todas as verbas necessárias para que ninguém fique sem resposta.

Na saúde e no combate ao Covid 19, o Bloco de Esquerda manifestou em Algueirão Mem Martins a sua preocupação diversas vezes, tanto nos atrasos iniciais à vacinação e a falta de meios, como a necessidade de testagem para controlar a propagação do vírus, sem esquecer uma das lacunas da freguesia, a falta de médicos/as de família, que se arrasta há décadas.

Muito embora não sendo da alçada directa do executivo da Junta, apelou a que este pressionasse os órgãos responsáveis nas respostas à população, tanto na área da saúde como nos transportes.

Por uma freguesia que garanta qualidade de vida à sua população, o Bloco de Esquerda chamou à atenção para a necessidade de pavimentação das estradas degradadas, de maior limpeza dos passeios, nomeadamente das ervas, de recolha de lixo mais eficiente e da necessidade de reforçar a recolha de monos e os pontos de reciclagem.

Em resposta aos moradores da Praceta de Macau, que se queixam de inundações por falta de intervenção no troço da Estrada de Mem Martins e Rua de Macau, o Bloco pediu a requalificação do leito da Ribeira da Lage, tanto ao executivo da Junta como à vereação na Câmara de Sintra que se comprometeu a realizar a intervenção em 3 fases.

Na assembleia de 30 de Abril, apresentou uma moção de saudação do 1º de Maio, que viu aprovada, na defesa da dignidade de todos as mulheres e homens desta freguesia, saudando os/as trabalhadores/as que asseguram em tempos de pandemia, os serviços de recolha de lixo, venda de bens essenciais, transportes, correio, limpeza e manutenção das estruturas e a escola pública na garantia de alimentação de emergência, sem esquecer os/as profissionais de saúde.

Pelos direitos humanos consagrados na nossa constituição e na defesa dos direitos LGBTQIA+ foi aprovada em Assembleia de Freguesia uma moção do Bloco que promove Algueirão Mem Martins como Zona de Liberdade LGBTQIA+. Esta ação é fundamental numa altura em que o bullying contra quem é visto como diferente ainda mata. Foi também aprovado o hastear da bandeira do arco-íris na sede da Junta, porque todas e todos são bem vindos nesta freguesia.

O Bloco de Esquerda tem exigido mais transparência e informação à população, porque queremos envolver as cidadãs e cidadãos na construção de uma freguesia participativa.