Share |

Cacém e São Marcos: Orçamento Participativo avança em 2018

Sandrine Silva, eleita do Blcoo em Cacém e São Marcos

O Bloco de Esquerda votou favoravelmente o Orçamento e Grandes Opções do Plano de 2018 por considerar que estes documentos contemplam várias preocupações e propostas apresentadas pelo Bloco, nomeadamente a inclusão de verbas para iniciar o processo de criação de um Orçamento Participativo, uma aposta clara no apoio às questões sociais ou a realização de campanhas de sensibilização ambiental.

Declaração de Voto de Sandrine Silva, Eleita do Bloco
O BE vai votar favoravelmente o Orçamento e as Grandes Opções do Plano, pois estes documentos respondem e contemplam várias preocupações que manifestamos ao Sr. Presidente da Junta. Entre elas, a inclusão de verbas para iniciar o processo do Orçamento Participativo, a aposta clara no apoio às questões sociais, campanha de sensibilização ambiental, entre outras.
Estamos no 1º ano do mandato e é preciso iniciar este caminho de 4 anos tendo a noção clara das limitações. Cerca de1.600.000€ para uma Freguesia deste tamanho, é muito pouco!
Mas isso não nos deve fazer ficar calados.
Como diz um ditado africano “se quer ir rápido, vá sozinho. Se queres ir longe, vá em grupo” ou mesmo Daniel Godro Junior “Trabalhar em equipe não significa que todos tenham de fazer tudo, mas sim ter a consciência do todo e do papel de cada um neste todo”
É preciso exigir da Câmara mais intervenção na Freguesia na resolução dos muitos problemas que temos.
Precisamos de uma campanha de sensibilização ambiental que aborde várias temáticas, entre elas a limpeza. Mas isso obriga-nos a exigir do SMAS recolha de lixo com mais qualidade. Ecopontos com as várias valências, como a recolha de pilhas e óleo alimentar tão desprezadas e que têm de marcar presença. Deverá constituir-se uma estratégia de reciclagem para ser trabalhada nos parques infantis, nas iluminações e no embelezamento da cidade.
Temos de exigir vias públicas em condições de fácil acesso às pessoas com mobilidade reduzida e de circulação fácil para os carrinhos de bebé.
O arranjo da ligação da estação de comboios ao Casal do Cotão é urgente e imprescindível.
Na Ação Social embora não seja matéria da Junta, a Freguesia precisa muito de creches sociais.
Quero desafiá-los com o “Open Source”, ou seja, usar software livre com vista a reduzir os custos na área de informática e canalizar as verbas para outra rubrica, por exemplo na formação.
Para terminar, quero reforçar a ideia que a Junta e a Assembleia devem privilegiar acima de tudo a transparência. A publicação na internet de todas as atas da Junta e Assembleia de Freguesia, assim como a convocatória da ordem de trabalhos da Assembleia de Freguesia na internet e em locais de grande passagem de população são contributos indispensáveis para esta transparência.