UF Sintra aprova moção pela segurança pedonal na EN9 - LInhó

A Asembleia de Freguesia da União de Freguesias de Sintra aprovou dia 20 de dezembro uma moção apresentado pelo Bloco de Esquerda (17 votos a favor e 2 contra) que defende medidas para segurança rodoviária dos peões na Estrada Nacional 9, no Linhó, com a instalação de passeio no troço que falta, para impedir acidentes e facilitar a vida de quem quer andar a pé.

Leia a moção na íntegra:

Pelo reforço da segurança pedonal na EN 9, junto ao Estabelecimento Prisional de Sintra.

“Na verdade, só a transferência para modos mais sustentáveis, como andar a pé e/ou de bicicleta e uma maior aposta nos transportes públicos poderão ser eficazes neste combate [às alterações climáticas]. Por isso, todos os esforços para incrementar a mobilidade ativa são fundamentais para continuar a fazer do planeta um lugar habitável”.
Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Pedonal 2030

Um dos aspetos importantes para o sucesso de uma política de mobilidade orientada para descarbonização é a criação de condições para que as pessoas possam optar por fazer as suas deslocações quotidianas de proximidade em transporte público e através meios suaves, como por exemplo a pé, de bicicleta ou de trotineta.

A falta de passeios constitui um risco acrescido para os peões que circulam a pé, pois são obrigados a circular desprotegidos de colisões e atropelamentos, sobretudo em momentos de menor visibilidade por causa das condições climatéricas ou de deslocações depois de anoitecer. Mas a falta de passeios é também um impedimento para quem quer caminhar e deslocar-se a pé, dada a preocupação que a falta de segurança suscita, em particular no caso de crianças e jovens.

Considerando que:
- Existe um troço de 150 metros na berma esquerda da Estrada Nacional 9 (direção Ramalhão-Linhó, junto ao Estabelecimento Prisional de Sintra) onde nunca foi contruído um passeio.
- Alguns transeuntes, desconhecendo esta interrupção, quando confrontados com a ausência de passeio e para evitar voltar para trás largas de centenas de metros para fazer a travessia em segurança, optam por caminhar à beira da estrada ou por cruzar a via em zona perigosa, tendo-se já verificado acidentes fatais.
A conclusão deste passeio é, por isso, uma necessidade e uma exigência antiga de moradores da zona e dos/as autarcas de Sintra, pois permitirá aumentar a segurança rodoviária e promover a mobilidade suave.

A Assembleia da União das Freguesias de Sintra, reunida no dia 20 de dezembro de 2022, por proposta do Bloco de Esquerda delibera:
1. Manifestar a sua preocupação pela inexistência de passeio na berma esquerda da EN 9 (sentido Ramalhão – Linhó, junto ao Estabelecimento Prisional de Sintra);
2. Instar o Executivo Camarário a proceder à instalação do referido passeio;
3. Instar a Junta de Freguesia a continuar a mobilizar os esforços ao seu alcance para que o problema seja resolvido.

Caso seja aprovada, esta Moção deverá ser enviada para: Executivo Camarário de Sintra; Infraestruturas de Portugal; Assembleia Municipal de Sintra; Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e meios de comunicação social presentes no Concelho de Sintra (a título informativo).

Sintra, 20 de dezembro 2022
A eleita do Bloco de Esquerda