Share |

Bruno Góis apresentou candidatura do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Sintra

Bruno Góis encabeça a candidatura do Bloco à Câmara de Sintra
Bruno Góis encabeça a candidatura do Bloco à Câmara de Sintra

Intervenção de Bruno Góis na apresentação da Candidatura do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Sintra

Sintra é a casa de muita gente. É a nossa casa. Somos quase 400 mil pessoas a morar neste concelho. Uns nascemos aqui, outros viemos de outras partes do país ou de outras regiões do mundo. Somos diversos em origens, em línguas e em culturas. E temos também muito em comum.
Os que, como eu, viemos de fora, o que viemos aqui fazer? Do que é que viemos à procura? Do mesmo que toda a gente: casa e trabalho. Todas e todos nós, antigos e novos sintrenses, precisamos de casa e de um modo de vida para nos sustentar a nós e às nossas famílias. Temos esse direito.
O direito à habitação e à qualidade de vida são, por isso, centrais para um programa de progresso social e ambiental. A crise da habitação que estamos a viver é grande. As rendas estão altas e os salários são baixos. Quem paga prestações ao banco teme o dia do fim das moratórias. Teme ficar sem casa. Muitas famílias só conseguem pagar um quarto para morar. São muitas as casas sobrelotadas, com uma família por quarto e mais outra na sala. São muitas as casas degradadas e a precisar de reabilitação.
O preço da habitação é um dos maiores pesos no orçamento das famílias. Mas não tem de ser assim. O Município de Sintra pode e deve intervir na habitação para melhorar as nossas condições de vida. O Bloco de Esquerda de Sintra defende a criação de um Programa Municipal de Habitação. Esta é uma das principais propostas.
Atualmente, menos de 1% das casas são propriedade pública no município de Sintra. A nível nacional os números também não são positivos, só 2% da habitação é pública. Isso é muito insuficiente. O Bloco de Esquerda defende outro rumo. Precisamos de habitação municipal a custos controlados. Precisamos de muitas mais casas municipais para fazer a diferença.
A Câmara deve, pois, adquirir, reabilitar e construir casas para arrendar a um custo que os jovens e as jovens e pessoas com baixos rendimentos possam pagar.
O plano municipal de habitação deve prever que qualquer edifício habitacional novo deve incluir obrigatoriamente apartamentos para habitação municipal. Não queremos a habitação municipal escondida em guetos da cidade. Queremos que haja habitação municipal por todo o concelho. O novo plano tem de incluir a reabilitação da habitação municipal atualmente existente. Não basta pintar as fachadas, como nós já vimos em alguns bairros camarários. É preciso resolver problemas das infiltrações e a falta de isolamento térmico. E os programas de reabilitação dos prédios degradados devem ser reforçados.
Outro custo muito grande nos orçamentos das famílias é o preço das creches. Há falta de vagas e os preços são muito altos. O Bloco de Esquerda defende a ampliação da rede pública de creches. O Município de Sintra, em articulação com o Governo, deve assumir esse papel. Precisamos de cuidar das crianças e dos jovens desta terra.
Somos um concelho muito jovem que não dá oportunidades aos jovens. Isso tem que mudar. Queremos que os nossos jovens tenham sucesso nos estudos e que tenham acesso ao desporto, à cultura, ao lazer e ao trabalho com direitos.
Queremos também melhores condições nas escolas. A Câmara deve ser não só a voz dessa reivindicação, mas também a mão dessa obra, sempre que necessário. E deve também ampliar os programas de apoio ao estudo e aos tempos livres.
Defendemos a criação de bolsas de estudos municipais. Ninguém deve ficar para trás por falta de condições sociais. Temos de incentivar e dar condições aos jovens para adquirir mais qualificações. Queremos que tenham trabalho e que tenham futuro. E que todas as gerações tenham qualidade de vida.
Não nos contentamos em ter cidades para dormir e vilas para visitar. Queremos que o Município de Sintra seja um lugar para viver, um lugar para viver bem. Onde as pessoas da Tapada das Mercês ou de outra localidade têm o seu parque urbano e os seus equipamentos culturais e desportivos. Onde exista emprego e onde exista comércio local. Onde existam transportes públicos de qualidade que liguem a zona rural à zona urbana.
Estas são algumas das propostas do Bloco de Esquerda para um concelho mais solidário e mais sustentável. Quem acompanha o nosso trabalho local sabe que somos Esquerda de Confiança no país e nas autarquias. Sabem que podem confiar no programa e nas pessoas. Nos últimos 20 anos, os eleitos e as eleitas municipais e de freguesia do Bloco de Esquerda têm sido a voz da defesa de um projeto alternativo para o município, um projeto de progresso social e ecológico alicerçado na democracia participativa e nos serviços públicos de qualidade.
Estamos empenhados e empenhadas em continuar esse caminho. Sabemos que a maioria PS de Sintra não tem sido a resposta aos problemas da população e deixou muita gente desiludida. As pessoas dizem-nos isso nas ruas. E nós temos de as motivar para continuarem a votar. Porque existe proposta alternativa. A população pode confiar no Bloco de Esquerda.
Melhorar as condições de habitação, da mobilidade urbana e dos transportes, reforçar a limpeza do espaço público, garantir mais acesso à cultura e educação, responder ao desafio ecológico e tornar as nossas cidades, vilas e aldeias promotoras de bem-estar são as ações prioritárias da candidatura do Bloco de Esquerda em Sintra.
Apresentaremos todo o este vasto programa durante esta campanha. Ouvindo as pessoas, como sempre fizemos. E estamos prontas e prontos para todas as responsabilidades que nos derem.
Vamos à luta, camaradas!