Share |

Assembleia de Freguesia de Algueirão Mem Martins tomou posse

Maria Filomena Galvão tomou posse como vogal da Freguesia de Algueirão Mem Martins
Maria Filomena Galvão tomou posse como vogal da Freguesia de Algueirão Mem Martins

Na tomada de posse da Assembleia de Freguesia de Algueião Martins a bloquista Maria Filomena Galvão reiterou o empenho do partido na promoção e o aprofundamento da democracia e da transparência na freguesia, comprometendo a mais próximidade com a população e à defesa do património edificado e natural.

O ato ficou marcado pelo protesto de moradores da Av. D. Afonso Henriques pelo corte de 8o árvores ocorrido  no início de Outubro.

___

Intervenção da eleita bloquista Maria Filomena Galvão na tomada de posse da Assembleia de Freguesia

Algueirão Mem Martins é uma das Freguesias mais populosas do país e enfrentou décadas de crescimento desordenado e sem criação de equipamentos e serviços adequados às necessidades.

Foi este crescimento criou e agravou problemas que põem em causa a qualidade de vida de cidadãos e cidadãs, tais como a ausência de serviços de saúde e transportes e falhas na gestão do espaço público.

Dada a ausência de soluções ou ineficiência das respostas existentes, todas estas fragilidades são criadoras de desigualdades e exclusões diversas, que as crises da economia das últimas décadas ou a pandemia que estamos a atravessar agravaram, promovendo afastamento e alheamento das populações da causa pública.  

Foi para responder às necessidades da freguesia a contribuir para mobilizar a população que o Bloco de Esquerda se candidatou a estas eleições. Apresentámos um programa pela defesa de políticas sociais, de mobilidades, ordenamento do espaço público promotoras da qualidade de vida e bem-estar da população e de formas de vida e desenvolvimento ambientalmente mais sustentáveis.

É em nome destas causas e deste programa que aqui me apresento hoje e que, em conjunto com outros e outras ativistas do Bloco, irei conduzir o mandato que nos foi confiado pelos eleitores e eleitoras da freguesia no passado dia 26 de Setembro.

O Bloco de Esquerda está empenhado em promover o aprofundamento da democracia e da transparência na freguesia. Os fregueses devem ter acesso facilitado tanto às intervenções dos diversos partidos nesta assembleia, como aos orçamentos e demais documentação, a fim de assegurar mais participação da população na construção de uma Freguesia mais justa e que responda às suas necessidades. Assim, defenderemos a transmissão online das assembleias e reuniões públicas do Executivo e a permanência das gravações no site da junta, mas também com a criação de um Orçamento Participativo  na Freguesia.

Consideramos fundamental o reforço da ação social, garantindo que quem necessita não fica sem resposta, bem como a criação de um Gabinete Sénior e de infoexcluídos, local de aconselhamento e que preste apoio a quem dele necessite. Defendemos a dinamização, pela Juntae seus parceiros, de uma rede de lojas  sociais que promovam e dinamizem o sentido de solidariedade na freguesia.

Defenderemos uma intervenção robusta e permanente para promover a tolerância e diversidade, no combate a todas as formas de ódio e discriminação e pela defesa dos direitos humanos, com a adoção de medidas simbólicas, como por exemplo o hastear da bandeira LGBTQIA+ nos espaços da junta de freguesia, bem como a promoção e o apoio a iniciativas para dar visibilidade às diferentes comunidades e culturas que constituem a maior riqueza desta enorme freguesia

Julgamos fundamental a dinamização de intervenções que envolvam a comunidade em melhoramentos no bairro ou de algumas zonas da freguesia, como em plantação de árvores, recuperação de equipamentos e estruturas. Iremos propor a realização de campanhas de sensibilização e educação ambientais junto da população e do comércio para a redução do plástico, das emissões de CO2 e para a venda a granel.

Estaremos na primeira linha para reivindicar a melhorias da limpeza e higiene urbana e na recolha de resíduos, defendendo que a junta reivindique mais recursos à Câmara Municipal de Sintra e o reforço das intervenções que são da sua responsabilidade. Nesse sentido, vamos também defender maior intervenção na varrição, lavagem e deservagem dos passeios sempre com métodos alternativos ao glifosato, de modo a garantir o necessário equilíbrio entre a limpeza urbana e a proteção da saúde da comunidade.

Outro tema que nos é caro e que merecerá todo o nosso empenho é a promoção do bem-estar animal, com a defesa de medidas concretas como a instalação abrigos para gatos silvestres e parques caninos ou a recusa de qualquer apoio a eventos que impliquem sofrimento animal.

Estas são algumas das bandeiras que o Bloco de Esquerda irá transportar e defender ao longo deste mandato. Mas também poderão contar connosco pela defesa do património e das árvores da freguesia, por melhorias nos passeios, no trânsito e no estacionamento, pela introdução de mudanças nas ciclovias que as tornem mais funcionais e seguras, pela ampliação de espaços verdes, na luta por mais e melhores serviços de saúde e de transporte. 

Para terminar, uma palavra para a abstenção: nestas eleições autárquicas, mais de 60% da população não exerceu o seu direito de voto. Será que perderam a esperança?

Cabe a cada um de nós restaurar essa esperança com o nosso trabalho junto, com e para as pessoas. Vamos a isso!

Bom trabalho a todas e a todos. Obrigada