Share |

Freguesia de Sintra: "Património Mundial são as pessoas, todos e todas nós”

Tomada de Posse da Assembleia das Freguesias de Sintra

Responder à crise, defender o património, resistir à austeridade e à fúria privatizadora, valorizar a democracia participativa e garantir que a união das freguesias de Sintra não resultará no encerramento de serviços e em despedimentos ou dispensa de funcionários são os grandes desafios para este mandato, defendeu André Beja durante a tomada de posse da nova Assembleia de Freguesia de Sintra, recordando que o "Património Mundial são as pessoas, somos todos e todas nós”.

_______

 

Cidadãos e cidadãs de Sintra

A criação da nova freguesia de Sintra põem vários desafios aos e às autarcas desta Assembleia:

1- Reforçar os mecanismos de participação cidadã para envolver as pessoas na tomada de decisão e na gestão do que lhes diz directamente respeito, valorizando assim a Democracia. Só assim conseguiremos inverter o crescimento da abstenção, dos votos brancos e nulos a que assistimos nas últimas eleições.

2- Manter e reforçar os serviços de proximidade que eram prestados pelas três freguesias, garantindo que não há despedimentos ou dispensas nem encerramento de delegações. É Preciso manter a capacidade instalada, reforçando serviços e respostas onde for necessário.

3- Encontrar respostas que ajudem as pessoas mais afectadas pelo desemprego, pela austeridade e pelas leis cegas e injustas deste governo.

4- Defender a freguesia da ameaça de encerramento e privatização de transportes, correios, escolas ou serviços de saúde

5- Contribuir para a preservação e valorização do património histórico, cultural e natural, para que este não seja destruído, retalhado e para que Sintra não seja apenas um lugar de turismo. Para que Sintra não seja pouco mais que aquele recanto maravilhoso de que toda a gente gosta.

Contem connosco para responder a estes desafios.

Sempre dissemos que não partilharíamos poder com a Direita. Mantemos este propósito e seremos fiéis ao nosso programa eleitoral, estando dispostos a propor, negociar e aprovar as medidas que consideremos justas e benéficas para a freguesia e para a população.

Seremos uma oposição responsável, exigente e de proposta. A oposição faz falta e o debate de ideias é a essência da democracia. Esperemos que exista vontade para debater e encontrar soluções.

 Antes de terminar, uma nota pessoal: é uma grande honra tomar posse na Assembleia de Freguesia da terra onde nasci e vivo, onde passei quase toda a minha vida. Como todos vós, todas vós, tenho um grande carinho por Sintra e estou aqui, estamos aqui, para, respeitando as nossas diferenças e os nossos compromissos, trabalhar para esta terra, para as pessoas e com as pessoas.

Não vivemos tempos fáceis e teremos quatro anos de trabalho e de desafios pela frente, nunca esquecendo que as pessoas são o mais importante, que o Património Mundial Somos Todos e Todas Nós.