Share |

Bloco questiona rusga no interior da escola de Sta. Maria, em Sintra

Escola Secundária de Sta. Maria, Sintra - Foto Jornal da Região
Escola Secundária de Sta. Maria, Sintra - Foto Jornal da Região

O deputado Luís Fazenda questionou o Ministério da Educação sobre a inusitada operação policial levada a cabo no interior da Escola Secundária de Santa Maria de Sintra. A acção ocorreu a 23 de fevereiro e foi solicitada pela direção do Agrupamento de Escolas Monte da Lua. 

Segundo esclarecimento dos responsáveis da escola à imprensa, o objectivo da rusga foi “sensibilizar a comunidade escolar para os problemas inerentes ao consumo de substâncias ilícitas, para os seus efeitos e consequências, tanto do ponto de vista da saúde, como do ponto de vista das suas consequências legais”.

São vários os relatos de alunos que dizem ter sido abordados pelos representantes das autoridades em plena sala de aula e obrigados a ficar imóveis, de mãos em cima da mesa, ao longo de vários minutos, como se de criminosos se tratassem, aguardando a passagem dos cães e, em alguns casos, por revista policial. OS pais não tinham conhecimento desta "peculiar acção de educação para a saúde" e, contrariamente do que foi veiculado pela escola, nem toda a intervenção terá sido acompanhada pela direcção da escola.  

O Bloco de Esquerda de Sintra considera que a escola deve ser um espaço de segurança e de liberdade, não se justificando este tipo de metodologias absolutamente abusivas do estado de direito democrático

Não fechando os olhos à existência de problemas relacionados com o tráfico de drogas ilícitas junto da população escolar, problema esse que deve ser pensado e trabalhado de forma séria e consequente. 

VER REQUERIMENTO ENVIADO