Share |

Abrunheira: Bloco contesta mais construção junto à Serra de Sintra e ao IC19

Área do PPAN, junto à serra de Sintra, delimitada por IC19 e A16 - Imagem CMSintra
Área do PPAN, junto à serra de Sintra, delimitada por IC19 e A16 - Imagem CMSintra

COMUNICADO DE IMPRENSA

(LER AQUI O PARECER COMPLETO)

O BE/Sintra emitiu parecer desfavorável ao Plano de Pormenor da Abrunheira Norte (PPAN), no âmbito da consulta pública em curso, considerando que este não responde aos interesses (presentes e futuros) da população e do concelho.

Estranha-se que a Câmara de Sintra esteja a criar expectativas a alguns grupos económicos antes de concluir a revisão do Plano Director Municipal (PDM), processo que deverá reduzir áreas urbanizáveis e garantir protecção ambiental e patrimonial.

Criando as ilusões da requalificação urbana e ambiental e do impulso da economia, o PPAN reproduz erros do passado, já condenados pelas populações. A documentação posta à discussão é rica em omissões e contradições, não revelando uma visão sistémica da implantação do projecto no território, que contemple de forma séria, entre outros:

- necessidades de equipamentos e infra estruturas já sentidas pelos habitantes da zona;

- A viabilidade e racionalidade de outra superfície comercial, a dita “Cidade SONAE”, junto ao IC19, considerando as existentes ou os efeitos no trânsito (sobrecarga das vias e infra-estruturas) e no comércio local (redução de postos de trabalho).

 - O impacto visual causado pela construção na fronteira do Parque Natural e da zona classificada pela UNESCO, antevendo-se mais uma cicatriz de betão na paisagem.    

- Custos ambientais numa área considerada sensível pelo PROT-AML, com a transformação radical de uma zona de transição para a serra ou impermeabilização de vasta zona de alagamento que alimenta um dos aquíferos mais importantes da região.

Sintra, 8 de Janeiro de 2015

A Coordenação do Bloco de Esquerda de Sintra

AnexoTamanho
blocoparecerppan.pdf92.42 KB