Share |

UF Sintra aprova moção do Bloco por mais equipamentos e infraestruturas em Janas

A assembleia de freguesia da União das Freguesias de Sintra aprovou, por proposta do Bloco de Esquerda, uma moção pela defesa de mais equipamentos  e infraestruturas em Janas. 

 

O Bloco de Esquerda, na moção apresentada, defendeu o aumento dos ecopontos em janas e o alargamento da reciclagem a pilhas e óleos alimentares usados., a apresentação e discussão pública do ecocentro de Janas e a distribuição de um folheto informativo, lançar um concurso de ideias para dar uma nova vida ao edificio e terreno da antiga Escola de Janas, a criação de estacionamentos para bicicletas  e a aplicação de medidas que reduzam a velocidade automovel dentro da localidade. 

 

A moção foi aprovado com os votos a favor do Bloco de Esquerda, CDU, PS, IL e CH e abstenção do PSD e CDS.

 

-------------------------------------------------------------------------

 

MOÇÃO

 

Por mais equipamentos e infraestruturas em Janas

 

Janas, tal como outras localidades menos cêntricas em relação à Vila de Sintra, apresenta carências ao nível dos serviços prestados, dos equipamentos colocados à disposição da população e dos projetos locais de cariz social e cultural. Porém, tal como a Vila ou a Portela, devia estar no centro das preocupações com vista a intervenções estratégicas e de longo prazo, em vez de intervenções pontuais de manutenção ou melhoria em equipamentos ou espaços já existentes. Janas precisa de novos projetos, de novos equipamentos e de novas atividades.

 

A União de Freguesias só crescerá quando todas as suas localidades puderem desenvolver-se e afirmar-se com as suas especificidades e projetos próprios. Este é também o caso de Janas, uma localidade importante para a nossa freguesia, com vários projetos dinâmicos e que, acreditamos, com algum apoio e visibilidade poderiam atrair mais pessoas e mais coesão e identidade a quem mora nas zonas mais rurais da nossa freguesia.

 

Dia 9 de abril, o Bloco de Esquerda de Sintra esteve em Janas e, em pouco tempo, foi possível identificar várias intervenções urgentes que fariam toda a diferença para esta localidade. Muitas destas faltas apontadas são fáceis de resolver, outras exigem planeamento, discussão e investimento. Num e noutro caso, deve o executivo da Junta da União de Freguesias de Sintra assumir-se como interlocutor para assegurar que as preocupações dos/as seus/suas fregueses/as são ouvidas e atendidas.

 

Revestem-se de particular importância o facto de ainda ser do desconhecimento por parte da população da construção de um Ecocentro em Janas e de ainda não existir um projeto de recuperação da escola primária para desenvolver projetos comunitários de encontro entre gerações e de partilha de conhecimentos e saberes.

 

Assim, a Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Sintra, reunida no dia 26 de abril, por proposta do Bloco de Esquerda delibera propor ao Executivo que tome as diligências necessárias para:

 

1. Reclamar junto do SMAS Sintra a resolução das seguintes situações:

a. Colocação de equipamentos de recolha de pilhas e óleos alimentares usados;

b. Aumento do número de ecopontos para recolha selecionada de vidros,

plásticos/embalagens e papel;

 

2. Assegurar a apresentação e discussão pública do Ecocentro de Janas, nomeadamente através de:

a. Realização de uma sessão informativa presencial para a população local

b. Distribuição de um panfleto informativo com a localização, valências e

calendário para a construção do Ecocentro em Janas

 

3. Lançar um concurso de ideias e projetos a desenvolver no edifício e terreno da antiga escola primária de Janas;

 

4. Exigir da Câmara Municipal de Sintra medidas para melhor a mobilidade na localidade, sem esquecer peões e bicicletas, a saber:

a. Criação de parques para bicicletas

b. Concretização de medidas para redução da velocidade automóvel dentro da localidade;

 

Sintra, 26 de abril 2022

O eleito do Bloco de Esquerda

Rui Sá Frias