Share |

Sobre: opinião Sintra

Abril 13, 2018

É urgente que a Câmara divulgue toda a documentação referente ao plano que está a implementar e um calendário detalhado com a previsão da aplicação destas medidas no tempo.

É também urgente um plano de Mobilidade que olhe para o concelho de Sintra de uma forma mais abrangente e integrada. Era por aí que se deveria ter começado.

 

Opinião de André Beja

Dezembro 19, 2017

A Assembleia Municipal foi chamada a aprovar a cedência de gestão do parque das Merendas e dos Jardins do Mont Fleuri, propriedade recentemente adquirida pela autarquia, ao Monte da Lua, sob o pretexto de uma gestão integrada destes espaços verdes.

Artigo de Helena Carmo, eleita do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de Sintra

Dezembro 15, 2017

Temos de exigir ao governo e às autarquias, tanto ao nível nacional como, evidentemente, ao nível da nossa freguesia e do nosso concelho, que a gestão dos refeitórios volte para a gestão direta da própria escola, e que esta volte a contratar ecónomas/os e cozinheiros/as e restante pessoal, para proporcional um bom serviço, fundamental na nossa Escola Pública.

Artigo de José Barroso Dias, eleito do Bloco em Massamá e Monte Abraão

Novembro 15, 2017

"A necessidade da Reabilitação Urbana e preservação do património naquela localidade, há muito se faz sentir. Por conhecer ficam os planos de intervenção que nos permitirão saber, em concreto, o que vai ser feito e, a par da reabilitação, o que se vai permitir construir."

Opinião de Jorge Silva, Eleito do Bloco na Assembleia de Freguesia de Rio de Mouro

Novembro 8, 2017

"Tememos que com o cair da folha e um clima favorável ao corte indiscriminado de árvores, e a força que os contratos rentáveis têm, consiga concretizar o que em julho foi possível impedir."

Opinião de Helena Carmo, Deputada Municipal do Bloco de Esquerda

Setembro 19, 2017

A limitação de utilização de herbicidas no espaço público existe e, em 2015, a Câmara de Sintra até se comprometeu com a sua erradicação faseada.

Na realidade, tanto a Câmara como algumas Juntas de Freguesia governadas pelo PS e pela coligação de Marco Almeida continuam a quebrar este compromisso. O Bloco está cá para ajudar a mantê-lo vivo.

Opinião de André Beja

Julho 10, 2017

Não tendo obtido resposta satisfatória às reclamações pelos atrasos dos comboios e pelo desconforto de viajar em carruagens sobre lotadas e mal limpas apresentadas à CP, Rita Constâncio, moradora no Monte Abraão e utilizadora diária da linha de Sintra, decidiu apresentar uma queixa ao Provedor de Justiça. Aqui fica o relato desta batalha e as suas reflexões sobre o assunto.

Por Rita Constâncio

Junho 26, 2017

Foi assinado em Sintra o protocolo que, se não tiver o mesmo destino que outras promessas dos últimos 30 anos, resultará na construção de um Hospital de Proximidade em Sintra. Neste artigo fazemos uma análise à documentação que foi tornada pública, esclarecendo alguns aspectos e identificando vantagens e desvantagens na solução apresentada, bem como algumas questões por responder e opções que ficam pouco claras.

Por André Beja

Junho 21, 2017

Em nota publicada no facebook, o candidato do Bloco à Câmara de Sintra aponta críticas à política de propaganda do executivo de Basílio Horta, lembrando que foram mais os cartazes postos na rua do que as 12 casas entregues e que ficaram 411 candidatos de fora.

LER AQUI

Janeiro 14, 2018

Quando o Bloco de Esquerda votou contra o orçamento e plano de actividades da Câmara de Sintra de 2018 assinalei, para grande incómodo dos proponentes, que estes documentos têm uma marca de opacidade, pois além de não terem sido construídos com pressupostos participativos, são tão genérico que, em algumas coisas, cabe lá tudo e não cabe lá nada. As duas primeiras semanas no novo ano confirmam-no.

Opinião de André Beja, deputado muncipal do Bloco de Esquerda

Dezembro 19, 2017

O Bloco de Esquerda defende, desde o primeiro momento em que tem representação na Assembleia de Freguesia de Algueirão-Mem Martins, a implementação do Orçamento Participativo, abrindo-se assim à comunidade a possibilidade de, dentro da dotação prevista e desde que sejam tecnicamente viáveis, apresentar propostas de investimentos que se enquadrem no âmbito de competências da Junta de Freguesia.

Texto de Miguel de Magalhães, Eleito do Bloco na Freguesia de Algueirão Mem Martins

Novembro 17, 2017

Seria de esperar que a Câmara já tivesse em marcha um plano de contingência para diminuir uso supérfluo e desperdício de água, com medidas que, sendo extraordinárias, se revestem de racionalidade e têm um efeito pedagógico importante, podendo ser mantidas quando a conjuntura for outra.

Opinião de André Beja, Deputado Municipal

Setembro 29, 2017

Do que fui ouvindo nos últimos meses há uma conversa que me anda a remoer a imaginação. A da Travessa dos Moleiros, um beco sem saída que fica para os lados da Assafora, onde moram 20 famílias..

Crónica de André Beja

Julho 27, 2013

Estava o cenário engalanado com cartazes donde sobressaía a frase: “comigo podem contar”. É lamentável só poderem contar com ele na hora da despedida já que, durante os oito anos de exercício do cargo, poucos são marquenses puderam desfrutar de tal privilégio.

Opinião de Vitor Ferreira