opinião Sintra

opinião Sintra
Novembro 19, 2021 05:57 PM

É urgente e inadiável uma resolução concreta e eficaz da recolha e tratamento de lixo em Sintra, indo aos locais, falando com as populações e com os comerciantes, percebendo das suas necessidades e prioridades e encontrar solução que a todos satisfaça, acima de tudo respeitando o meio ambiente numa lógica de total integração. Não podemos aceitar o argumento de Basílio Horta de desdém e descredito perante a cidadania e a democracia e sim há que apelar ao coletivo social que se mobilize e faça a positiva diferença na vida de todos e de cada um.

Opinião de Carlos Brandão, ativista do Bloco de Esquerda em Rio de Mouro

opinião Sintra
Outubro 30, 2021 02:50 PM

O fim da maioria absoluta do PS convoca a mais transparência e participação cidadã na vida da autarquia e maior diálogo com os restantes partidos. Por outro lado, é imperativo não ceder ao populismo e combater o ódio e a intolerância.

Opinião de Tânia Russo e André Beja, representantes do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de Sintra

opinião Sintra
Agosto 29, 2021 11:34 AM

Os prémios da PSML e as suas declarações de eficácia nos procedimentos e de responsabilidade social pouco valem quando a gestão de Recursos Humanos promove precariedade, desigualdade e injustiça. Não podemos deixar de estar solidários com os trabalhadores da PSML e assumir toda a disponibilidade de com eles e elas lutar por mais direitos.

Opinião de André Beja
Deputado Municipal do Bloco de Esquerda

2º candidato na lista à Assembleia Municipal nas eleições autárquicas de 26 de Setembro de 2021
 

opinião Sintra
Junho 29, 2021 08:31 AM

Os problemas pré-existentes à pandemia, tanto a nível do concelho como das nossas Freguesias, continuam ou, nalguns casos, agravaram-se mesmo. As deficiências na higiene urbana, é um exemplo.

 

Opinião de José Barroso Dias e Rosa Pereira, eleitos do Bloco na UF de Massamá e Monte Abraão

opinião Sintra
Fevereiro 28, 2021 12:00 AM

Enquanto esperamos que a crise sanitária possa melhorar nas próximas semanas, a crise social e económica vai-se instalando e tenderá a piorar se o governo não continuar a tomar medidas urgentes e necessárias, como o BE tem exigido.

Artigo de José Barroso Dias e Rosa Maria Pereira, publicado em "ACONTECE - Massamá e Monte Abraão em notícias", Fevereiro de 2021

opinião Sintra
Dezembro 10, 2020 12:00 AM

O cumprimento das regras da DGS e das autoridades, sem, no entanto, deixar de as escrutinar, é fundamental para baixar o número de infeções, de internamentos, especialmente em UCI, tentando evitar o colapso do SNS, que com a Troika sofreu um enorme desinvestimento, e nos últimos 5 anos, embora aumentasse, não foi o suficiente para o fortalecer.

Artigo de José Barroso Dias e Rosa Maria Pereira, publicado em "ACONTECE - Massamá e Monte Abraão em notícias", Dezembro de 2020

opinião Sintra
Julho 2, 2018 07:46 AM

Os professores têm visto as suas condições de trabalho agravadas com uma enorme carga burocrática e administrativa, com o aumento do número de alunos por turma, em muitos casos em escolas com péssimas condições e com uma enorme falta de pessoal não docente.

Opinião de José Barroso Dias, eleito do BE em Massamá/Monte Abraão

opinião Sintra
Abril 13, 2018 09:29 AM

É urgente que a Câmara divulgue toda a documentação referente ao plano que está a implementar e um calendário detalhado com a previsão da aplicação destas medidas no tempo.

É também urgente um plano de Mobilidade que olhe para o concelho de Sintra de uma forma mais abrangente e integrada. Era por aí que se deveria ter começado.

 

Opinião de André Beja

opinião Sintra
Abril 8, 2018 12:00 AM

A celebração deste Dia mantém a total pertinência. Em Portugal, as desigualdades são bem patentes. As mulheres continuam a receber salários mais baixos do que os homens: em média, ganham menos 16,7% de salário base (e menos 20 a 28% de salário, se tivermos em conta os prémios e bónus). Das pessoas que ganham o salário mínimo nacional, 53,6% são mulheres.

Artigo de José Barroso Dias e Rosa Maria Pereira, publicado em "ACONTECE - Massamá e Monte Abraão em notícias", Abril de 2021

opinião Sintra
Janeiro 14, 2018 12:04 PM

Quando o Bloco de Esquerda votou contra o orçamento e plano de actividades da Câmara de Sintra de 2018 assinalei, para grande incómodo dos proponentes, que estes documentos têm uma marca de opacidade, pois além de não terem sido construídos com pressupostos participativos, são tão genérico que, em algumas coisas, cabe lá tudo e não cabe lá nada. As duas primeiras semanas no novo ano confirmam-no.

Opinião de André Beja, deputado muncipal do Bloco de Esquerda

opinião Sintra
Dezembro 19, 2017 06:36 PM

O Bloco de Esquerda defende, desde o primeiro momento em que tem representação na Assembleia de Freguesia de Algueirão-Mem Martins, a implementação do Orçamento Participativo, abrindo-se assim à comunidade a possibilidade de, dentro da dotação prevista e desde que sejam tecnicamente viáveis, apresentar propostas de investimentos que se enquadrem no âmbito de competências da Junta de Freguesia.

Texto de Miguel de Magalhães, Eleito do Bloco na Freguesia de Algueirão Mem Martins

opinião Sintra
Dezembro 19, 2017 03:22 PM

A Assembleia Municipal foi chamada a aprovar a cedência de gestão do parque das Merendas e dos Jardins do Mont Fleuri, propriedade recentemente adquirida pela autarquia, ao Monte da Lua, sob o pretexto de uma gestão integrada destes espaços verdes.

Artigo de Helena Carmo, eleita do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de Sintra

opinião Sintra
Dezembro 15, 2017 12:28 PM

Temos de exigir ao governo e às autarquias, tanto ao nível nacional como, evidentemente, ao nível da nossa freguesia e do nosso concelho, que a gestão dos refeitórios volte para a gestão direta da própria escola, e que esta volte a contratar ecónomas/os e cozinheiros/as e restante pessoal, para proporcional um bom serviço, fundamental na nossa Escola Pública.

Artigo de José Barroso Dias, eleito do Bloco em Massamá e Monte Abraão

opinião Sintra
Novembro 17, 2017 06:00 PM

Seria de esperar que a Câmara já tivesse em marcha um plano de contingência para diminuir uso supérfluo e desperdício de água, com medidas que, sendo extraordinárias, se revestem de racionalidade e têm um efeito pedagógico importante, podendo ser mantidas quando a conjuntura for outra.

Opinião de André Beja, Deputado Municipal

opinião Sintra
Novembro 15, 2017 02:19 PM

"A necessidade da Reabilitação Urbana e preservação do património naquela localidade, há muito se faz sentir. Por conhecer ficam os planos de intervenção que nos permitirão saber, em concreto, o que vai ser feito e, a par da reabilitação, o que se vai permitir construir."

Opinião de Jorge Silva, Eleito do Bloco na Assembleia de Freguesia de Rio de Mouro