Julho 24, 2017 09:57 PM

A candidatura Sintra em Comum visitou as instalações da Associação de Surdos de Sintra, em Mira Sintra, tendo reunido com a direcção e cerca de três dezenas de associados. Trataou-se de uma iniciativa importante para conhecer a actividade desta organização, bem como algumas das dificuldades por que passa a comunidade surda do concelho de Sintra e para debater os seua direitos de participação e de cidadania.

Julho 20, 2017 10:28 AM

O 1º candidato da coligação PSD/CDS à Assembleia Municipal de Sintra, veio a público defender Gentil Martins e sua classificação da homossexualidade como "uma aberração", atacando a deputada Isabel Moreira pelas críticas que dirigiu ao médico, dizendo que esta tem "a escola de direitos humanos da Gestapo e da Stasi".

O BE/Sintra repudia a comparação com polícias torconárias que perseguiram, entre outros, milhares de homossexuais e insta a candidatura de Marco Almeida a esclarecer se se revê ou se se distancia da posição extremista de Ribeiro e Castro.

Julho 16, 2017 10:53 AM

A Praia Grande, em Sintra, é este fim de semana palco de uma grande competição de Surf e, mais uma vez, não há um Parque de Campismo para acolher participantes e visitantes.

Desde 2005 que o Bloco luta pela abertura de um camping municipal no espaço do antigo parque. Apesar das promessas, a falta de vontade política de Fernando Seara e Marco Almeida para resolver o problema teve continuidade no mandato de Basílio Horta.

Julho 12, 2017 12:52 PM

A candidatura Sintra em Comum subscreveu o compromisso de se opor à prospecção, pesquisa, desenvolvimento e produção de combustíveis fósseis no concelho de Sintra e no território nacional, assumindo empenho em lutar contra o avanço dos projectos de pesquisa e exploração já aprovados, bem como para prevenir aparecimento  de novas licenças de pesquisa e exploração.

Julho 9, 2017 03:00 PM

“Deficientes são as cidades, não as pessoas” foi o mote lançado pelo BE Sintra este sábado para debater políticas municipais de inclusão. Amílcar Morais, candidato à Assembleia Municipal de Sintra pelo BE e professor de Língua Gestual Portuguesa (LGP), Afonso Jantarada, activista e estudante, Nuno Antunes, activista da ACAPO, e Jorge Falcato, deputado do Bloco no parlamentoe activista da causada Vida Independente, compuseram o painel que fez a apresentação do tema.

Julho 7, 2017 04:22 PM

A candidatura “Sintra em Comum” esteve reunida com uma delegação do “Sintra sem Herbicidas”, movimento cívico que tem vindo a alertar para os perigos da utilização de herbicidas no espaço público, reivindicando a substituição destes meios químicos por meios mecânicos ou biológicos.

Reafirmando o compromisso do Bloco pela erradicação do glifosato e de outros químicos, Carlos Carujo, candidato à Câmara de Sintra, reiterou que “esta será uma candidatura sem herbicidas"

Junho 25, 2017 09:57 PM

Amílcar Morais, candidato pelo Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal de Sintra, apresenta-nos um resumo e as conclusões do debate sobre políticas de imigração que a candidatura Sintra em Comum realizou no passado mês de Abril.

Ver vídeo aqui

Junho 20, 2017 08:59 AM

O Bloco de Esquerda de Sintra organizou este domingo no Algueirão mais um debate da série “Pensar o concelho de Sintra em Comum”. A conversa, que abordou várias dimensões da democracia participativa, foi lançada por Frederico Carreiro, estudante e activista da rede de participação juvenil de Sintra, Marco Martin responsável desta mesma rede e Irina Castro, investigadora do CES-Coimbra.

Junho 16, 2017 09:59 AM

No âmbito da preparação do seu programa eleitoral, o Bloco de Esquerda de Sintra lançou no seu site e Facebook um vídeo de apelo à participação interpretado em Língua Gestual Portuguesa, com legendas para quem não domina esta forma de comunicação.

Ver vídeo na barra direita do Site

Junho 9, 2017 03:57 PM

A educação e as questões da municipalização do ensino foram o mote do debate que o Bloco de Esquerda de Sintra realizou a 8 de Junho no auditório do SMAS.

A iniciativa contou com a presença de pais e avós, de estudantes e professores, de representantes de associações de pais e de universidades da terceira idade, que partilharam experiências, dúvidas e sugestões, contribuindo desta forma para a construção, em comum, de um programa eleitoral onde a educação e a inclusão sejam prioridade

Maio 21, 2017 12:46 PM

O Bloco de Esquerda de Sintra realizou mais um debate da série “pensar o concelho de Sintra em Comum” integrado no seu processo participativo de construção do programa eleitoral para as próximas eleições autárquicas.

O tema deste terceiro encontro foi “que cultura queremos?” e, para o debater, o BE convidou associações e agentes culturais do concelho.

Abril 23, 2017 12:18 PM

No segundo concelho com mais imigrantes do país, a diversidade cultural foi encarada pelos presentes com uma fonte de riqueza. Linda F, cidadã imigrante a viver em Sintra desde 1976, interveio já no final da tarde, tendo sintetizado o debate e os desafios que temos pela frente de forma clara “é preciso esperança e criar condições para que a gente se sinta bem onde vive”.

Abril 18, 2017 10:10 AM

Da estrada do Telhal e na zona do Casal da Mata, na encosta da Serra, é possível observar zonas com depósitos recentes de inertes, tendo esta actividade sido interrompida, após denúncias às autoridades. O Bloco quer medidas para aumentar fiscalização e prevenir novos atentados ambientais.

Abril 13, 2017 05:45 PM

Perante uma notícia de rádio sobre o aumento de IMI em Sintra para as casas degradadas, Basílio Horta decidiu anunciar a anulação da majoração aplicada no concelho de Sintra, uma decisão que excede as suas competências e consagrando uma borla fiscal para os especuladores, iludindo a lei em vigor e que coloca em causa os próprios serviços da Câmara.

Note-se que a medida é aplicada em Sintra desde 2007 e que durante o consolado de Fernando Seara e Marco Almeida o executivopassou demasiado tempo sem apresentar à Assembleia Municipal os critérios para penalização das casas nem a relação dos casos em que esta foi aplicada.

Abril 8, 2017 10:00 PM

O Bloco de Esquerda de Sintra apresentou publicamente a sua candidatura autárquica, que, nas palavras de Carlos Carujo, pretende afirmar-se como "uma candidatura colectiva de gente comum e de apelo à genuína mobilização popular" contra os interesses do centrão.