Share |

Linha de Sintra: BE quer medidas que respondam à degradação dos Serviços

Atrasos na Linha de Sintra
Atrasos na Linha de Sintra

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda interpelou o governo sobre a degradação dos serviços prestados pela CP na linha de Sintra, questionando o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas sobre as medidas a tomar para, com carácter de urgência, dar resposta aos atropelos aos direitos e à dignidade dos e das utentes.

A iniciativa do Deputado Heitor de Sousa foi motivada pelo elevado número de queixas e relatos alarmantes acerca de atrasos, supressões, sobrelotação e falta de higiene dos comboios na linha de Sinta que têm sido remetidas por diversos utentes ao Bloco de Esquerda,

Quem utiliza diariamente este meio de transporte refere que o seu direito à mobilidade está gravemente prejudicado pelas alterações do funcionamento da linha e que não estão asseguradas condições mínimas de salubridade e conforto, sobretudo nas horas de ponta mas também fora delas, no período nocturno ou ao fim de semana.

A degradação dos serviços é também um desincentivo ao transporte público, fomentando o uso do automóvel e contribuindo para o agravamento de diversos problemas ambientais e de urbanidade.

A superação destas dificuldades só se pode dar através de um reforço do investimento público nos transportes, que além de responder aos problemas imediatos terá ainda que ser suficiente para renovar e modernizar os equipamentos.

O Bloco de Esquerda de Sintra manterá a exigência de medidas para melhoria do serviço de transporte nesta linha até que os problemas identificados estejam resolvidos.