Share |

Carlos Carujo: "Uma candidatura que é um convite a ir mais longe e a fazer acontecer"

Carlos Carujo, Candidato do BE à Câmara de Sintr
Carlos Carujo, Candidato do BE à Câmara de Sintra

O Bloco de Esquerda de Sintra apresentou publicamente a sua candidatura autárquica. O evento aconteceu a 8 de Abril, na Biblioteca Ruy Belo em Queluz, contando com a presença de Catarina Martins.

Carlos Carujo, professor residente em Queluz, é o cabeça de lista à Câmara Municipal. Os três primeiros candidatos da lista à Assembleia Municipal são André Beja, Helena Carmo, actual deputada municipal do Bloco, e Amílcar Morais, vice presidente da Federação Portuguesa das Associações de Surdos.

Na sua intervenção, Carlos Carujo afirmou que "os projectos políticos do centrão têm, no fundo, como resposta aos problemas profundos dos munícipes duas formas de presidencialismo: o presidencialismo do “gestor” e o do “falso independente participativo”.

Em contraste com esta postura, o Bloco defende "uma candidatura colectiva de gente comum e de apelo à genuína mobilização popular", que acautele os efeitos perniciosos da onda de turismo que se levanta, que responda à urgência da mobilidade, que defenda um programa de habitação e reabilitação urbana que não seja refém do lucro e dos interesses da especulação.  Uma candidatura que "é um convite a ir mais longe e a fazer acontecer".

André Beja, que fez a primeira intervenção da tarde, sublinhou que “a presença do Bloco nas autarquias significa contribuir para construir uma democracia de alta intensidade” e que “os e as autarcas bloquistas percorrem um caminho de dois sentidos, procurando levar para dentro das instituições a voz e os problemas das populações e trazer cá para fora informação e contributos para a luta social”.

O candidato lembrou ainda que “os problemas das pessoas são também nossos, mesmo quando não são por nós sentidos, porque nós somos gente comum que todos os dias se depara com as estas ou outras dificuldades, com as mesmas alegrias e os mesmos sonhos, pelo que temos o dever e a responsabilidade de ajudar a construir respostas e alternativas”.

Catarina Martins referiu-se à necessidade de responder às desigualdades no concelho de Sintra e ao papel do Bloco na resposta necessária. Partindo do exemplo da aplicação automática da taxa social de electricidade, “uma proposta do Bloco junto do governo que melhorou a vida de mais de 26 mil famílias do concelho de Sintra” Catarina saudou as candidatas e candidatos do Bloco, gente empenhada que, afirma, “sabe e saberá fazer a diferença, pois queremos fazer de Sintra não só um lugar bom para visitar como também um lugar melhor para se viver”.

Durante a sessão houve ainda lugar para dois momentos poéticos, com a declamação, pelo encenador Dinis Evangelista, dos poemas “Morte ao meio dia” e “O Portugal futuro” de Ruy Belo, autor que morou em Monte Abraão.

AnexoTamanho
Intervenção de Carlos Carujo127.02 KB