Share |

Bloco reuniu com Associação de Surdos do Concelho de Sintra

Candidatura Sintra em Comum esteve na Associação de Surdos do Concelho de Sintra
Candidatura Sintra em Comum esteve na Associação de Surdos do Concelho de Sintra

A candidatura Sintra em Comum visitou as instalações da Associação de Surdos do Concelho de Sintra, em Mira Sintra, tendo reunido com a direcção e cerca de três dezenas de associados.

Na primeira parte do encontro Nuno Carvalho, presidente da Associação, apresentou a actividade da Associação e principais problemas com que a instituição se depara. Esta Associação, com 10 anos de actividade e cerca de 500 sócios/as, fez um forte investimento privado na reabilitação da sede que a Câmara Municipal de Sintra lhes alugou e que se encontrava antes em mau estado. Por resolver continuam questões como os transportes (dada a sua localização periférica) e até o licenciamento de uma placa identificativa na sede, processo há muito pendente na CMS.

Falou-se também do protocolo de iniciação à formação de funcionários camarários que a Câmara de Sintra estabeleceu com a Associação depois da intervenção de um munícipe surdo na Assembleia Municipal (Ver aqui). Tratando-se de um primeiro passo, a iniciativa não teve continuidade, havendo o risco do investimento de capacitação se perder por falta de aprofundamento de conhecimentos.  

Seguiu-se uma troca de ideias com um conjunto de associados que, como é normal nas noites de sábado, se deslocaram ao centro de convívio da Associação. Foi um momento de intenso debate e diálogo, moderado por Amílcar Morais, terceiro candidato do Bloco à Assembleia Municipal de Sintra, onde foram levantados problemas sentidos pela comunidade Surda, tais como as barreiras de comunicação com diversas instâncias e a falta de informação sentida para além da discriminação no acesso ao trabalho e nos locais de trabalho.

Carlos Carujo, candidato à Câmara Municipal, agradeceu a partilha de informação e garantiu o empenho do Bloco em tornar a Câmara de Sintra mais inclusiva, nomeadamente pela maior disponibilidade de interpretes de Língua Gestual Portuguesa nos serviços camarários e nos serviços públicos, bem como pela criação de condições para a LGP poder ser ensinada nas escolas a todas as crianças e não apenas à comunidade surda.

A participação da comunidade surda na vida política e associativa foi valorizada por André Beja, primeiro candidato à Assembleia Municipal de Sintra, que chamou a atenção para o facto de, nos próximos 4 anos, a eleição de autarcas do Bloco significar a presença, por eleição directa ou em regime de rotação, de um Deputado Municipal surdo, algo que dará ainda mais força e importância à luta pela igualdade de direitos da comunidade.

 

Associação de Surdos do Concelho de Sintra (facebook)