Share |

Bloco questiona governo sobre abate de árvores no Parque Natural de Sintra Cascais

árvores marcadas para abate no PNSC

O Deputado Carlos Matias pediu esclarecimentos ao governo sobre intenção do ICNF em abater cerca de um milhar de árvores no Parque Natural de Sintra Cascais, uma ameaça sobre o património florestal que, na primavera e início do verão, motivou preocupação e repúdio de ambientalistas, autarcas e populações.

A 6 de novembro, na Assembleia Municipal de Sintra, o Bloco questionou o Presidente da Câmara sobre o desenvolvimento da situação. Basílio Horta afirmou que a Câmara não tem informação de que se irá realizar qualquer abate por parte do ICNF e que “não consentiria que acontecesse qualquer abate para além do das 60 árvores” que os serviços da autarquia identificaram como passíveis de abate, por estarem mortas ou constituírem perigo.

Há aqui um preocupante desencontro de posições pois, no passado verão, perante a contestação, o ICNF comprometeu-se a rever os critérios de abate e a intervenção mas nunca falou da sua suspensão definitiva, tendo sido veiculado que o corte estaria previsto para o outono, quando a situação climática fosse mais favorável.

O Bloco de Esquerda considera indispensável que se proceda ao corte de árvores que possam constituir perigo e à limpeza florestal. No entanto, estas intervenções devem ser feitas com transparência e envolvendo populações, ambientalistas e autarquias na tomada de decisão.

Assim, e perante as dúvidas acima descritas, o grupo parlamentar do Bloco dirigiu um conjunto de perguntas ao ministro que tutela o ICNF, procurando esclarecer se a intervenção está ou não prevista e, em caso de resposta positiva, em que moldes acontecerá.

AnexoTamanho
Perguntas enviadas pelo Bloco ao governo 1.08 MB