Share |

Bloco exige pedido de desculpas público ao Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia de Rio de Mouro

A Assembleia de Freguesia de 26 de Junho ficou marcada pelo abandono dos trabalhos por parte do eleito do Bloco de Esquerda e da bancada do Partido Socialista.

O acto foi motivado pela indignação dos eleitos com a forma autoritária e intimidatória com que o presidente da mesa da assembleia se dirigiu à oposição no decorrer da discussão em torno de uma proposta do Executivo da Junta, um denominado “Manual da Freguesia”.

O presidente da mesa, eleito da CDU (aliada da coligação Mais Sintra nesta freguesia), perante a dificuldade em defender a proposta em debate, dirigiu-se à oposição aos gritos, ameaçando “tomar outras medidas”.

O Bloco de Esquerda não sabe em que “outras medidas” estaria a pensar o exaltado eleito da CDU, mas a forma e o azedume com que se dirigiu à Assembleia soaram a ameaça velada.

E a situação não melhorou: alertado para linguagem imprópria numa democracia e num debate que se pretende democrático, o Presidente da Mesa insistiu no tom desrespeitoso, o que levou Jorge Gomes, do Bloco, aacompanhar o Partido Socialista na saída da sala.

O Bloco não pode aceitar que a pressa da coligação Mais Sintra/CDU em aprovar documentos não urgentes, aceitando erros e imprecisões neles contidos e passando por cima de decisões anteriormente tomadas, leve a atitudes inqualificáveis por quem deveria ser o primeiro exemplo de rigor, pelo que exige um pedido de desculpas público ao Presidente da Assembleia de Freguesia de Rio de Mouro. 

Rio de Mouro, 27 de Junho de 2013