Share |

Bloco fez marcha pela mobilidade suave

Bloco marchou na N117 exigindo mais segurança para peões e ciclistas

Para assinalar a semana europeia da mobilidade, o Bloco de Sintra fez uma marcha pela Nacional 117, entre Queluz e Belas, para alertar sobre a necessidade de que o município garanta condições para a mobilidade suave (pedonal, de bicicletas e de outros meios não poluentes).

Presente na marcha pela mobilidade, Luís Fazenda fez um paralelo do troço da N117 com o próprio concelho, uma vez que esta via "parece uma espécie de má imagem e de má memória para Sintra, com construção em lugares errados, ruínas de habitações. Tudo isto precisa de uma reorganização urbana e uma outra qualidade na mobilidade e nos direitos das pessoas"

Nos últimos anos, por dificuldades económicas, assistiu-se a um aumento da quantidade de munícipes que deixaram de usar transporte público ou viatura própria para realizaram percursos de média distância, passando a andar a pé.

O caso da N117 é apenas um exemplo, uma vez que diariamente é possível encontrar milhares de pessoas a caminhar ou a pedalar entre localidades do município, usando bermas de estrada ou passeios com poucas condições para esse efeito, pondo desta forma em risco a sua segurança.

Segundo o candidato bloquista, esta iniciativa visou "fazer o percurso que milhares de pessoas fazem” e alertar para a urgência de medidas, para que “não tenhamos que lamentar mais mortes e outras circunstâncias que possam ser fatais".

O Bloco quer que a Câmara tenha papel mais activo neste campo, realizando pequenas obras de reperfilamento das estradas, melhorando passeios e sinalização, cirando ciclovias ou pressionando as autoridades competentes para que algumas situações sejam corrigidas. Propõe-se ainda a elaboração de um Plano de Mobilidade onde se assuma prioridade ao transporte público, à mobilidade suave e à segurança das pessoas.