Share |

Queluz e Belas: aprovados Orçamento e Plano para 2018

O Orçamento e Plano de Actividades da Junta da União de Freguesias de Queluz e Belas para 2018 foram aprovados, com abstenção do PSD, votos contra da CDU e votos a favor das restantes bancadas.

Além do reforço do trabalho de acção social, está prevista a criação do Orçamento Participativo na Freguesia, projecto que será coordenado pelo bloquista Paulo Mourão.

Intervindo durante o debate do orçamento, o bloquista Jorge João recordou o compromisso entre o Bloco e o PS que permitiu construir este orçamento, reforçando a necessidade de maior transparência na vida da freguesia e de mais exigência com o Executivo Municipal para resolução de um conjunto de problemas na União de Freguesias.

___

INTERVENÇÃO DE JORGE JOÃO

Senhora Presidente da Assembleia de Freguesia, Senhora Presidente da Junta de Freguesia, membros do Executivo, fregueses e freguesas de Queluz e de Belas, caros e caras colegas:

O Bloco de Esquerda irá votar favoravelmente o orçamento e as grandes opções do plano para 2018. A proposta apresentada respeita o acordo estabelecido entre o PS e o Bloco e inicia um caminho que a concretizar-se trará por certo mais qualidade de vida à União das Freguesias.

Queremos, no entanto, reforçar que a Junta e a Assembleia de Freguesia devem valorizar fortemente a transparência, indispensável para ganhar a confiança dos fregueses e freguesas. Para isso, do nosso ponto vista, entre outras medidas e práticas diárias dever-se-á privilegiar a mais ampla informação das decisões e das atividades da Junta e da Assembleia de Freguesia.

No sítio da internet devem ser publicadas todas as atas, propostas, decisões e, com a devida antecedência, as convocatórias e ordens de trabalhos das reuniões. A existência de placards informativos claramente visíveis junto à estação da CP e nos locais de grande passagem da população é deveras importante.

Sabemos que o SMAS está numa fase de transição para tomar conta da recolha dos lixos nos ecopontos e por isso aguardamos. Mas, a União de Freguesias está demasiado suja. As ruas, os parques, os bairros precisam urgentemente de mais e melhor limpeza, de mais cantoneiros a agirem diariamente.

Saudamos a continuação e reforço do trabalho de acção social e das redes com as instituições que trabalham nesta área. Precisamos de aprofundar o apoio na infância, faltam creches públicas, e na terceira idade, em particular junto dos idosos e idosas em situação de isolamento.

A delinquência, combate-se, mais com medidas e projetos de inserção social e profissional do que, com polícia e vídeo – vigilância. O trabalho nos bairros com os jovens é fundamental.

Precisamos de medidas urgentes para reabilitar os polidesportivos da União de Freguesias exigindo da Câmara os apoios necessários.

Saudamos a integração no plano e orçamento do Orçamento Participativo. É um grande desafio se queremos de facto fazer dele um processo de efetiva participação cívica dos fregueses e freguesas.  

Estamos a iniciar um novo mandato com propostas de continuidade e com novos desafios para melhorar a vida da União de Freguesias. O Bloco quer fazer parte desse esforço respeitando o programa pelo qual fomos eleitos e os acordos estabelecidos.

 

Belas, 21 de dezembro de 2017