Share |

Bloco questiona despejos de inertes e resíduos na Serra da Carregueira

Despejo de terras na zona do velho moínho da Carregueira
Despejo de terras na zona do velho moínho da Carregueira

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o governo sobre as medidas a tomar para evitar a continuação de despejo de inertes e de resíduos no território da Serra da Carregueira.

Perante a denúncia de um conjunto de despejos ocorridos nas últimas semanas perto do velho moinho da Carregueira, o deputado Jorge Costa quer saber que medidas vai o governo tomar para evitar a continuação dos despejos e proteger a Serra, bem como se há disponibilidades para realização de um estudo para averiguar a natureza dos resíduos depositados no local e eventuais riscos para o equilíbrio do ecossistema e para a saúde pública que os despejos possam causar.

Da estrada do Telhal e na zona do Casal da Mata, na encosta da Serra, é possível observar zonas com depósitos recentes de inertes, tendo esta actividade sido interrompida, após denúncias às autoridades. Numa visita ao local foi possível observar, além de terra recentemente depositada, montes de entulho de obra e dezenas de troncos de palmeira, não tendo estas árvores sido ali cortados.

Recorde-se que num passado recente esta mesma zona foi alvo de denúncias de vazamentos ilegais de terras e depósito de entulhos, tendo os despejos parado por acção das autoridades e recomeçado mais tarde, pelo que, se não forem tomadas medidas, esta suspensão poderá ser temporária.

A Serra da Carregueira é uma importante zona verde do concelho de Sintra e um território de frágeis equilíbrios, onde se podem encontrar de várias espécies animais e vegetais protegidas, estando integrada na Rede Natura 2000 e na estrutura verde da área metropolitana de Lisboa e, como tal, é um património que urge preservar.

AnexoTamanho
Pergunta Serra Carregueira323.29 KB