Bloco retira confiança política a vogal

O Bloco de Esquerda de Sintra vem por este meio comunicar a retirada de confiança política a Carlos Miguel Guerreiro Fernandes, cidadão independente eleito nas listas deste partido como vogal à Assembleia da União das Freguesias de Cacém e S. Marcos em 1 de Outubro de 2017.

Tal decisão prende-se com uma diferença de opinião e de vontades em torno da natureza da representação do Bloco de Esquerda nos órgãos da União de Freguesias de Cacém e São Marcos.

Sem nunca pôr em causa o respeito pela opinião e liberdade individual, a integração das listas eleitorais do Bloco de Esquerda requer um compromisso com os princípios programáticos de cada candidatura, bem como de respeito pela decisão colectiva e por um princípio de solidariedade inter pares.

Não aceitando uma decisão largamente maioritária de não integração do executivo da Junta de Freguesia pelos eleitos do Bloco, Carlos Fernandes entrou em ruptura com o partido e com o programa com que assumiu um compromisso e pelo qual foi eleito.

Apesar de, internamente, o Bloco de Esquerda tudo ter feito para manter abertas as vias para a resolução do diferendo, Carlos Fernandes não se coibiu de tornar público o desencontro de posições, deixando de responder aos apelos ao diálogo que lhe foram dirigidos e dando início, sem qualquer aviso prévio, ao processo de formalização da sua passagem a vogal independente na Assembleia da União de Freguesias.

O Bloco de Esquerda foi o partido escolhido por 872 eleitores e eleitoras, que não votaram em cidadãos isolados mas sim numa lista e num programa do partido em que se reconhecem. Ainda assim, se o cidadão Carlos Fernandes considerar que se deve manter no lugar de vogal da Assembleia de Freguesia, a representação do Bloco naquele órgão passará a ser constituída por apenas uma eleita.

Sintra, 25 de Outubro de 2017