Fazenda: "Marca Sintra" tem de significar dignidade no trabalho

Fazenda solidário com trabalhadores e trabalhadoras da Neolux, Rio de Mouro
Fazenda solidário com trabalhadores e trabalhadoras da Neolux, Rio de Mouro. Foto: André Beja

Luís Fazenda esteve esta tarde na Neolux, em solidariedade com trabalhadores e trabalhadoras em greve pela manutenção dos seus postos de trabalho e dos seus direitos. O Candidato comprometeu-se com um pedido de esclarecimentos ao governo e recordou que a “Marca Sintra não pode ser só turismo, tem de significar dignidade no trabalho” e que para tal é preciso “outra atitude por parte da autarquia, para que a Sintra bonita seja uma Sintra com direitos”.

O Bloco de Esquerda de Sintra havia sido convidado, em conjunto com os restantes partidos e movimentos que se candidatam à autarquia, para estar presente no protesto desta empresa de reclamos luminosos de capitais Nacionais que tem vindo a enfrentar algumas dificuldades de acesso ao crédito e está em incumprimento com parte dos salários.

Em causa poderá estar a manutenção de mais de 50 postos de trabalho, mas, segundo os trabalhadores presentes no local, apesar das dificuldades continuam a existir mordomias para a administração, persistindo também uma desigualdade no tratamento entre funcionários das diferentes filiais da empresa, estando os do Porto a ser pagos a tempo e horas.

Convidado a falar aos trabalhadores e trabalhadoras presentes, Fazenda reivindicou empenho do governo na manutenção ad viabilidade desta e de outras empresas, lembrando a também importância de uma maior intervenção da Câmara na defesa dos trabalhadores, pois “não vale a pena encharcar as campanhas eleitorais com propostas de megaprojectos de aeroportos, disto e daquilo, se se deixa fechar uma a uma as empresas todas do concelho” e que “a Câmara Municipal, o Ministério da Economia e restantes entidades não podem olhar para o lado como se de nada se tratasse.”