Destruição de propaganda do Bloco de Esquerda em Sintra

No Lourel cartaz da candidatura do Bloco foi tapado pela CDU

No passado fim-de-semana de 8 e 9 de Setembro, o Bloco de Esquerda afixou propaganda eleitoral em estruturas que a Câmara de Sintra colocou na rua para esse efeito. Dois dias depois pelo menos um desses cartazes apareceu coberto com propaganda de outra candidatura.

NOTA: A 14 de Setembro fomos contactados pela candidatura da CDU, que nos deu conta que iria retirar o cartaz erradamente colocado. Uma decisão correcta, assunto encerrado.

No Lourel, o Bloco ocupou parte destas estruturas (que estava coberta com propaganda velha e desactualizada) com um cartaz da candidatura à Câmara e Assembleia Municipal. Como se pode observar nestas imagens, esse cartaz está agora coberto por um cartaz da CDU, sendo possível ver as margens do cartaz bloquista por baixo. Podiam ter coberto o espaço ocupado por propaganda velha, optaram por tapar e inutilizar um cartaz novo.

é possível ver o cartaz do Bloco por baixo do da CDU

A colocação de estruturas para campanha eleitoral é boa prática. Durante décadas a Câmara de Sintra disponibilizou painéis em número igual ao das candidaturas existentes. Em 2014 a Câmara não colocou painéis e, perante os protestos do Bloco de Esquerda, voltou a disponibilizar estruturas, tendo no entanto reduzido o espaço disponível.

Apesar desta redução, nunca o Bloco de Esquerda de Sintra inutilizou cartazes novos de outras forças partidárias, nem mesmo nas situações em que toda a estrutura foi ocupada com propaganda da CDU ou da candidatura presidencial que apoiaram.

Cartaz identico ao que foi coberto em estrutura da Câmara

O Bloco de Esquerda de Sintra expressa o seu total repúdio pelo sucedido e, considerando que se trata de uma situação que viola a lei, irá expor a situação à Comissão Nacional de Eleições.

O Bloco apela a todas as forças para que cultivem uma atitude cordial e que recomendem aos seus apoiantes (ou às equipas pagas para afixação de propaganda) para que não provoquem estragos no material dos outros partidos.

Sintra, 14 de Setembro de 2017