Share |

Bloco propõe criação de plano para defesa do comércio tradicional no município de Sintra

Entrevista de Carlos Carujo ao jornal Economia Local - Sintra (Ver Jornal)

Quais as principais medidas que pretendem implementar para impulsionar o desenvolvimento económico no concelho de Sintra?

No plano económico, o concelho de Sintra precisa de conjugar a resposta aos desafios sociais e aos desafios ambientais. Por isso, a criação de emprego de qualidade e ecologicamente sustentável tem de ser uma prioridade. Nesse sentido, propomos que quaisquer ajudas públicas diretas ou diretas que a Câmara atribua devem estar dependentes de um compromisso com a qualidade ambiental, com a não deslocalização, com o combate à precariedade e com condições de trabalho dignas.

As alterações climáticas e os problemas a elas associados devem levar à aposta numa alteração do paradigma económico do concelho. É preciso apoiar uma reindustrialização eco-sustentável e as formas ecológicas de produção agrícola.  É preciso melhorar os transportes públicos fazendo a sua reconversão para sistemas de transporte menos poluentes. É preciso desenvolver as energias renováveis e associar a aposta numa reabilitação urbana centrada na melhoria das condições de habitabilidade com a melhoria das performances energéticas.

É preciso um plano de defesa do comércio local porque este dá vida aos bairros, cria laços comunitários e aprofunda o sentimento de pertença.

Para que o turismo não seja apenas a massificação selfie e do tuk-tuk, para que não estejamos condenados a uma forma de turismo de baixo valor acrescentado que nega na forma aquilo que procura vender no conteúdo, a experiência romântica, precisamos diversificar roteiros e ligar o turismo à produção local, precisamos da constituição de projectos turísticos de desenvolvimento local que, nas zonas rurais, combatam o abandono e sejam alternativa ao turismo baseado no crescimento do betão.

Propomos também apoiar fortemente o cooperativismo como modelo de produção que promove a solidariedade social.

Que parceria deverá haver entre a Autarquia e a AESintra de forma a apoiar as empresas?

O Bloco de Esquerda compromete-se a trabalhar em conjunto com todas as associações do concelho no sentido de melhorar a qualidade de vida. As formas dessas parcerias deverão ser encontradas pelo diálogo permanente.