Share |

BE Sintra faz acampamento de protesto em defesa do camping da Praia Grande

Bloco monta acampamento em frente ao Parque de Campismo da Praia Grande

Activistas do Bloco de Esquerda de Sintra montaram este fim de semana um acampamento na porta de entrada do antigo Parque de Campismo da Praia Grande para reivindicar a reabertura deste equipamento.

A iniciativa coincide com a realização, na Praia Grande, da 22ª edição do Sintra Portugal Pro, prova desportiva que trouxe à costa de Sintra largas centenas de amantes de bodyboard.

No local, o Candidato do Bloco à Câmara de Sintra, Carlos Carujo, afirmou que “numa altura em que a zona da costa está a ser ocupada por hotéis e habitação de luxo, Sintra precisa de um parque de campismo que fomente o turismo de natureza e que ajude a economia local”, assegurando que “o Bloco não vai desarmar na defesa da abertura de um parque de campismo municipal".

Desde 2004 que o antigo camping está encerrado e ao abandono, acumulando-se lixo e situações de vandalismo. A costa de Sintra ficou privada de um equipamento fundamental para um turismo próximo da natureza, para a economia local e para apoio a grandes eventos desportivos.

Situado em localização privilegiada, a cerca de uma centena de metros do mar com uma bela vista, sendo propriedade de um conhecido promotor imobiliário da zona que, ao longo destes anos, nunca mostrou interesse em reabrir o parque.

Nas eleições de 2005, PSD e CDS prometeram resolver. Em 2007 o Bloco propôs a declaração de interesse público do espaço, expropriação do terreno e abertura de um camping municipal. A maioria de Seara/Marco Almeida recusou a medida.

Depois de, em campanha eleitoral, o PS prometer resolver o problema, em Janeiro de 2015 Basílio Horta anunciou a intenção da Câmara em expropriar o espaço para instalar um novo camping. Até hoje tal intervenção não avançou.

Desde 2005 que o Bloco defende a revitalização do espaço, medida defendida pela população de autarcas da zona pelos positivos para o turismo e economia local. Aos executivos da Câmara de Sintra tem faltado coragem política para assumir uma disputa legal com o dono do terreno, algo que o Bloco contesta, assumindo que tudo fará para que o problema seja resolvido.