Share |

Gasolineira na Av. dos Bons Amigos é má decisão

Bomba BP na Agualva, situada em espaço urbano, junto a escola
Bomba BP na Agualva, situada em espaço urbano, junto a escola

O Bloco de Esquerda lamenta a decisão da Câmara de Sintra de prolongar por cinco anos a autorização de funcionamento do posto de venda de combustível situada no cimo da Av. dos Bons Amigos, na Agualva.

Em vez de aproveitar o fim do contrato para garantir mais segurança e mobilidade para a população, o Partido Socialista cedeu à pressão da gasolineira.

Perde-se uma excelente oportunidade para requalificação do espaço urbano da Cidade e para garantir mais segurança à população, uma vez que o equipamento está situada numa zona habitacional consolidada, no cruzamento de uma artéria altamente movimentada e perto de uma escola básica.

O assunto foi levado à Assembleia Municipal pela deputada bloquista Helena Carmo, que salientou o facto de, apesar das leis existentes, o dinheiro ter falado mais alto do que a necessidade de medidas de prevenção.

____
Segurança dá mais lucro que gasolineira

Intervenção de Helena Carmo na Assembleia Municipal

As normas de segurança que proíbem a instalação de bombas de gasolina em zonas de densidade habitacional intensa devem ser respeitadas.
Claro que sabemos que o lóbi destas grandes empresas monopolistas se faz presente, nos momentos de decisão, mas a possibilidade criada pelo fim do contrato relativo ao posto de abastecimento no topo da Av. dos Bons Amigos na freguesia de Agualva, tinha de ter sido a ocasião para encontrar uma nova localização.
Sabíamos que o anterior Executivo Camarário tinha armadilhado a resolução deste velho problema.
Importa que o rigor no cumprimento das promessas, esteja mais presente e conte mais no momento das negociações.
Os postos de venda de gasolina são necessários e é razoável que queiram ter lucro, mas têm de exercer a sua atividade, balizados pela lei e, antes de tudo, pelas regras básicas de segurança.
Prevenir Sai mais barato que remediar.

Sintra, 18 de Dezembro de 2013