Compra do Hotel Netto avança. Parque de Campismo continua ao abandono

Foto de Luís Galrão, www.tudosobresintra.com

O Bloco deu o seu voto favorável à compra do Hotel Netto pela Câmara de Sintra e congratula-se por ver prestes a ser concretizado um conjunto de medidas que há muito defende. Por esclarecer ficou o futuro do Parque de Campismo da Praia Grande.

A proposta de compra da ruína do Hotel, situado na na Vila de Sintra, motivou um animado debate na Assembleia Municipal sobre reabilitação urbana e investimentos camarários no turismo e reabilitação.

João Silva, pela bancada Bloquista, colocou um conjunto de questões sobre a estratégia da Câmara para a Vila de Sintra, desafiando o Presidente da Câmara a envolver comerciantes e moradores no processo de tomada de decisão. Basílio Horta garantiu que a Câmara irá ter esta preocupação em conta.

O Bloco aproveitou a oportunidade para questionar se este plano de reabilitação de património e desenvolvimento do turismo também vai abranger o Parque de Campismo da Praia Grande, equipamento encerrado e ao abandono desde 2004, com grande prejuízo para a economia Sintrense.

Apesar da reabertura do Parque ter sido uma promessa de campanha de PS, o edil deixou a pergunta sem resposta, não esclarecendo o que pretende fazer.

Intervenção de João Silva na AMS de Dezembro de 2013

Senhor Presidente da Assembleia Municipal

Senhor Presidente da Câmara, Sras. vereadoras e Srs. vereadores, deputados e deputadas Meus senhores e minhas senhoras
O Bloco de Esquerda tem ao longo das várias candidaturas que promoveu aos órgãos do Município e em diversos outros momentos, proposto e alertado para a importância da reabilitação e revitalização do Centro Histórico da Vila de Sintra, da promoção de eventos culturais e do estímulo à fixação de jovens que combata a tendência acentuada para a desertificação.
A aquisição por parte do Município de Sintra do Hotel Netto e a sua transformação num “hostel” direcionado à juventude poderá ser um contributo no sentido da reabilitação do centro histórico, da sua revitalização, do aumento da dinâmica turística e como tal da criação de emprego o que merece o nosso apoio.
No entanto, gostaríamos de deixar ao senhor Presidente e ao executivo camarário algumas preocupações e interrogações:
A aquisição do “Hotel Netto” enquadra-se numa estratégia mais vasta que aponte para a efectiva reabilitação do centro histórico e sua revitalização quer do ponto de vista da fixação humana quer de dinâmicas culturais? Pensa a Câmara vir a tomar medidas idênticas ou outras, para por fim há existência de um conjunto de edifícios degradados na Vila que em nada dignificam a Sintra Património Mundial?
O senhor Presidente na sua intervenção inicial já respondeu de forma positiva a estas questões, o que registamos com agrado. A vila de Sintra precisa de forma efectiva de um projeto de reabilitação que a recupere e revitalize. Um projeto que seja discutido nesta Assembleia e vá a discussão pública que envolva munícipes residentes e em particular os comerciantes.
Na perspectiva da aposta turística que se quer diversificada, será que o senhor Presidente e o executivo que o acompanha, estarão disponíveis para resolver a situação que se arrasta há vários anos do Parque de Campismo da Praia Grande? Trata-se dum equipamento importante para o Município que não possui infra-estruturas deste tipo e que também responde a necessidades do turismo juvenil e de um vasto leque de campistas de todas as idades.
Trazíamos uma última questão sobre a recuperação do edifício e gestão futura deste empreendimento “Hostel Netto”. O senhor Presidente na sua intervenção anterior já clarificou esta questão. Mas importa que em tempo oportuno venha a esta Assembleia o projeto da Câmara para o “Hotel Netto” com os meios e calendário para o concretizar para que esta Assembleia se possa pronunciar e fiscalizar todo esse processo.