Share |

Bloco quer conhecer plano de abate de árvores na Serra de Sintra

Árvores Marcadas para abate em 2018 - Foto André Beja
Árvores Marcadas para abate em 2018 - Foto André Beja

O Bloco de Esquerda decidiu solicitar mais esclarecimentos à autarquia sobre a informação, veiculada pela imprensa, de que a protecção civil de Sintra estima a necessidade de abate de 370 árvores na serra de Sintra (nas bermas da Estrada Nacional (EN) 9-1 e da estrada florestal da Malveira).
Na sessão de 7 de Fevereiro último, os deputados municipais do Bloco questionaram o Executivo Municipal sobre as novas marcações que, já nessa altura, estavam a surgir em algumas das árvores, não tendo recebido nenhum esclarecimento sobre a matéria por parte do presidente da Câmara de Sintra.
Perante as informações, o Bloco solicitou toda a documentação que sustenta a intervenção anunciada e uma reunião da comissão de Ambiente da Assembleia Municipal para que o Executivo preste esclarecimentos.

Já em 2017 havia sido anunciada, pelo ICNF, a intenção de abate de mais de um milhar de árvores, que chegaram a ser marcadas, mas a pressão de ambientalistas, defensores do património, autarquias levou à suspensão da intervenção.

_____

Exmo. Senhor Coordenador da Comissão Especializada de Planeamento, Gestão do Território e Ambiente
Escrevo porque nas notícias  voltam a ser referidas decisões, com o acordo entre o ICNF e a Protecção Civil de Sintra, no sentido do abate de 370 árvores na Serra de Sintra.
Situação cujo esclarecimento e fundamento consideramos da maior relevância.
Assim, e no âmbito das competências de acompanhamento e fiscalização quanto às deliberações da Câmara Municipal, venho requerer que V. Exª. solicite documentação actualizada, no que se refere a esta matéria.
Requeiro ainda, que com a urgência que a situação exige, seja marcada uma reunião desta Comissão, para avaliação desta nova documentação e de audição dos responsáveis da Protecção Civil de Sintra, bem como do Senhor Vereador que tutela a área.

Agradecendo a atenção dispensada
Com os melhores cumprimentos
A representante do Bloco de Esquerda
Helena Carmo