Assembleia da UF Sintra exige suspensão de abate de árvores

Árvores marcadas para abate no PNSC - Foto ABeja

A Assembleia da União de Freguesias de Sintra aprovou por unanimidade uma moção proposta pelo Bloco de Esquerda onde manifesta a sua preocupação com o corte de árvores no Parque Natural de Sintra Cascais anunciado recentemente pelo ICNF, exigindo a imediata suspensão da intervenção.

A Assembleia defende que, no imediato, deverão apenas ser cortadas as árvores mortas e aquelas que representam perigo iminente para bens humanos e materiais. Todas as outras deverão ser poupadas e a decisão de corte sujeitas a uma análise que envolva não só o ICNF como também as autarquias e os cidadãos e cidadãs.

Os autarcas manifestam ainda o seu desagrado com a falta de diálogo que todo este processo evidencia e saúdam os esforços e iniciativas da sociedade civil no sentido de protecção das árvores e de participação na redefinição da intervenção.

Entretanto, o grupo parlamentar do Bloco de Esquerda solicitou ao governo mais esclarecimentos sobre o tema, nomeadamente a lista das árvores marcadas, com referência à espécie e localização, e uma definição mais clara sobre os critérios do cadernos de encargos da intervenção.

AnexoTamanho
Moção Aprovada173.05 KB