Bombeiros: um trabalho notável tanto a nível técnico, como cívico e humano

Fazenda visitou quartel de Algueirão Mem Martins

Luís Fazenda contactou esta semana com o “importante papel desempenhado pelas corporações de bombeiros do concelho no socorro imediato e na segurança das populações e do território”, classificando o trabalho das corporações como exemplo “de associativismo popular e cívico, que preenche um ideal humanista que muito prezamos”.

O reconhecimento aconteceu na sequência da visita ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Algueirão Mem Martins, onde a candidatura bloquista foi recebida pela Direcção daquela Associação Humanitária.

Além do trabalho da 2ª maior corporação do país, que serve mais de 80 mil pessoas na freguesia onde está sedeada e de parte da de Rio de Mouro, foram abordadas as contingências que a Associação enfrenta, que se vê a braços com cortes de financiamento camarário e aumento das dificuldades de associados e utentes dos serviços, sublinhando que esta actividade deve ser defendendo que “o papel e o trabalho dos bombeiros e das bombeiras tem de ser respeitado, reconhecido e impulsionado pela autarquia e pela administração central”.

Na visita às instalações e às oficinas de manutenção, que respondem a uma necessidade permanente com as viaturas, Fazenda foi também informado da componente de formação e acompanhamento que, ao longo dos anos, já qualificou milhares de jovens, tendo muitos deles vindo a ingressar nesta ou noutras corporações, uma actividade que considera “notável, tanto do ponto de vista técnico como cívico”.